Peugeot e-208 PSE não vai avançar

Render do Peugeot e-208 PSE

Projeto de um GTI 100% elétrico foi cancelado.

A Peugeot tomou a decisão de não avançar com a produção do e-208 PSE, uma variante mais “espigada” do utilitário elétrico. Segundo a L’Argus, a tecnologia atual não permite fazer um modelo com selo PSE para suceder condignamente ao 208 GTI da Peugeot Sport da geração anterior. A Peugeot previa lançar este e-208 PSE aquando do facelift da gama 208, previsto para 2023. Os franceses, alegadamente, contavam que o preço das baterias baixasse e que uma densidade energética superior compensasse o investimento num modelo de caraterísticas desportivas sem renunciar a um nível de autonomia aceitável e a um preço PVP não demasiado elevado para um carro do segmento B.

Este “emendar de mão” aconteceu após a troca no comando da marca de Sochaux, com Jean-Philippe Imparato (agora à frente da Alfa Romeo, que confessou no passado mês de janeiro que qualquer modelo do catálogo da Peugeot poderia receber uma versão PSE) a ser substituído por Linda Jackson (antiga responsável máxima da Citroën). Jackson terá reformulado os planos da Peugeot e do programa de futuros lançamentos que apresentou a Carlos Tavares já não consta o referido e-208 PSE (na imagem um “render” criado por computador). A crise mundial causada pela escassez de semicondutores assim como a incerteza no setor provocada pela pandemia de Covid-19 que estão a afetar as vendas a nível global terão sido argumentos decisivos apresentados para que o gestor português sustentasse esta decisão. É natural que a Stellantis, tal como muitos outros fabricantes, esteja a concentrar esforços em modelo que lhe garantam maior rentabilidade em tempos difíceis.

Esta resolução surge mesmo após muitos dos responsáveis da marca francesa terem manifestado entusiasmo com este e-208 PSE. François Wales, o patrão da Peugeot Sport, chegou mesmo a afirmar no início de 2020 que este modelo elétrico mais “espigado” seria uma mais-valia uma vez que proporcionaria melhores acelerações comparativamente com o 208 GTI, devido ao binário mais elevado e disponível instantaneamente.

A Peugeot tem vindo a gerir “com pinças” a aposta em modelos da recém-inaugurada linha PSE (Peugeot Sport Engineering), que até agora apenas se materializou sob a forma do híbrido plug-in de topo 508 PSE. Recorde-se que já chegaram também a ser equacionadas (e caíram igualmente por terra) versões desportivas do 3008 e do 308 (que na nova geração será substituída por uma versão elétrica a lançar em 2023).

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