Peugeot 208 PSE chega em 2023

Peugeot 208 PSE

Sucessor do 208 GTI será elétrico e introduzido aquando do restyling do utilitário.

A Peugeot prometeu dar seguimento à saga GTI, embora com outra roupagem: com modelos “eletrificados”. E, segundo os franceses da L’Argus, o sucessor do 208 GTI surgirá sob a forma de um modelo 100% elétrico, o 208 PSE (Peugeot Sport Engineered) em 2023 – ano em que a marca de Sochaux promoverá o facelift da atual geração do 208, que incorporará a evolução mais recente do i-cockpit e novos motores “mild hybrid”.

Este 208 PSE (na imagem, um “render” gerado por computador) terá o mesmo motor do e-208, por uma questão de custos – embora seja de prever um aumento face aos atuais 136 cv em ambos. François Wales, o diretor da Peugeot Sport, disse no início do ano que este 208 PSE terá performances superiores ao 208 GTI, com um binário adicional a providenciar maior capacidade de aceleração. O desafio principal para os engenheiros naquele que será o primeiro desportivo elétrico da marca francesa é a inclusão de uma bateria, provavelmente com maior capacidade à face à atual, no piso do carro – sem interferir com a capacidade da bagageira, como sucede com o modelo atual. Este novo 208 PSE terá um “irmão” Opel Corsa OPC.

Recorde-se que a sigla PSE estreou com o 508 PSE, um híbrido plug-in disponível em formato berlina e carrinha. O objetivo da Peugeot é apostar em versões PSE em toda a gama, incluindo um 3008 PSE (ver segunda imagem) – que deverá replicar o sistema PHEV do 508 -, mas será o sucesso da família 508 PSE a determinar se estes projetos terão “pernas para andar”. No caso do novo 308, a variante PSE não é uma prioridade. Sendo que a aposta mais “musculada” incidirá, para já, num 308 com formato de SUV coupé (conhecido para já pelo nome de código P54).

Deixe um comentário

*