Vem aí um BMW Série 3 elétrico com plataforma específica

Sketch do BMW M340i

Modelo previsto para 2025 terá versão “zero emissões” com 700 km de autonomia.

A BMW lançou a atual geração do Série 3 (G20) em 2018 e sabe-se que por ocasião do facelift (LCI) terá uma versão 100% elétrica que evoluirá a partir da mesma plataforma CLAR da gama convencional. Contudo, segundo a Autocar, a versão elétrica da próxima geração do Série 3 foi a eleita para estrear uma plataforma totalmente nova dedicada em exclusivo a modelos “zero emissões”. Esta base chamar-se-á Neue Klasse (NK1).

Este Série 3 elétrico de base NK1 não substituirá as versões Diesel e a gasolina da berlina bávara que continuarão em catálogo, numa lógica semelhante ao que a Porsche fará com o Macan. O novo “3” EV terá uma distância entre eixos maior e um piso plano, o que contribuirá para um melhor aproveitamento do espaço interior comparativamente com o modelo tradicional. Como seria de esperar terá também vãos mais curtos, uma vez que se trata de um elétrico feito de raiz. Este Série 3 elétrico de segunda geração adotará uma configuração de apenas um motor elétrico, tração traseira, mas existirão também versões mais potentes com dois motores e tração integral xDrive. De forma a diminuir o peso ao máximo, espera-se que contenha vários elementos em alumínio, assim como uma estrutura e alguns componentes em fibra de carbono. O interior beneficiará de vários elementos reciclados, ao estilo do que foi mostrado i Vision Circular concept no passado Salão de Munique. Apesar de estarmos a cingir-nos apenas à berlina, o mais certo é que esta política seja também aplicada à Série 3 Touring.

A BMW está ainda a desenvolver os seus próprios motores elétricos, que prometem ser mais potentes mas também mais eficientes comparativamente com os atuais. Nos planos do fabricante bávaro está ainda um sistema de carregamento rápido até 350 kW num conjunto de baterias que terá um alcance máximo de 700 km, no caso do Série 3 elétrico. Frank Weber, o responsável de pesquisa e desenvolvimento da marca alemã, deu a entender que a Neue Klasse está apta a receber modelos M – deixando no ar a hipótese de um Série 3 elétrico de caraterísticas mais desportivas.

Deixe um comentário

*