Honda Civic Type-R despede-se com oitavo recorde em pista

Honda Civic Type-R

Japoneses conseguiram a proeza na Austrália com dois exemplares do FK8.

A Honda está prestes a descontinuar o atual Civic Type-R, tendo inclusivamente já mostrado um protótipo camuflado do novo modelo, que deverá utilizar uma versão atualizada do mesmo motor. Contudo, isso não impediu a marca nipónica de levar o FK8 até ao circuito australiano de The Bend Motorsport Park para bater o seu oitavo recorde em pista.

Primeiro a Honda conseguiu bater o recorde da volta mais rápida em modelos de produção com tração dianteira com um CTR normal. De seguida fez o mesmo com um Limited Edition, que conseguiu ser um segundo mais rápido. Ao volante de ambos os carros esteve Tony D’Alberto, um experiente piloto do Australian GT Championship e Australian Endurance Championship, que obteve conseguiu percorrer os 4,95 km da pista em 2 minutos e 13,251 segundos com o CTR. Por sua vez, com o Limited Edition, equipado com jantes forjadas em alumínio BBS, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, suspensão reconfigurada, direção reprogramada e 22,68 kg mais leve, cumpriu a mesma tarefa em 2 minutos 12,260 segundos, o equivalente a 0,99 seg. mais lesto. O vídeo abaixo mostra D’Alberto em ação numa volta completa com o Type R Limited Edition.

Recorde-se que o Civic Type-R já bateu o recorde em pistas um pouco por todo o mundo, desde Hungaroring, Estoril, Silverstone, Spa-Francorchamps, Bathurst, Magny Cours e Suzuka. Apesar de tudo, o modelo japonês foi batido pelo Renault Mégane RS Trophy-R em Nürburgring.

Deixe um comentário

*