SUV elétrico Kia EV9 chega à Europa em 2023

Kia Concept EV9

Modelo com ambições premium terá dimensões próximas de um Tesla Model X.

A Kia apresentou um protótipo do EV9 em novembro do ano passado no Salão de Los Angeles, nos EUA. Este concept antecipa um modelo elétrico de referência com dimensões similares às do “americano” Telluride. Contudo, a marca sul-coreana acaba também de confirmar que o EV9 será aposta na Europa a partir de 2023, justificando o facto com o aumento da procura deste tipo de SUV de grandes dimensões.

A Kia acredita que este EV9 não será apenas um SUV de grandes dimensões (aproximadas do nosso conhecido Tesla Model X e do futuro Mercedes EQS SUV) como terá argumentos para medir forças com propostas premium. Em causa está um modelo com 4930 mm de comprimento, 2055 mm de largura, 1790 mm de altura e 3100 mm de distância entre eixos. O EV9, cujas dimensões deverão manter-se face ao protótipo (na imagem), recorrerá à mesma plataforma E-GMP específica para modelos elétricos da Hyundai/Kia, utilizada no EV6. Esta base surge associada a um sistema elétrico de 800V, possibilitando efetuar carregamentos rápidos até 350 kW – uma solução que possibilita obter o equivalente a 100 km de alcance em 6 minutos. Este SUV contará com uma dupla de motores (um por eixo), o que lhe permitirá ter tração integral. Contudo, é quase certo que também existirá uma versão com apenas um motor traseiro. Apesar da imponência, o EV9 anuncia 0-100 km/h em cinco segundos e promete uma autonomia até 540 km.

Visualmente, o responsável de design da Kia na Europa, Gregory Guillaume, diz que o concept será praticamente replicado no modelo de produção. Isto significa que deveremos ter um modelo com linhas angulares, uma frente com uma evolução do conceito “nariz de tigre” e faróis em LED personalizáveis. As portas de abertura suicida devido à ausência de pilar B deverá ser uma solução abandonada no modelo final. Por dentro, alguns elementos também deverão ficar pelo caminho, mas dever-se-ão manter os bancos mais finos com encostos de cabeça de formato angular e a instrumentação simplificada. Mais importante é o facto de o EV9 ser o primeiro modelo da Kia com sistema de condução autónoma Automode. Estão previstas também atualizações “over the air” de software e elementos de conectividade e funções “on demand”.

Deixe um comentário

*