Kia Concept EV9 antecipa elétrico topo de gama

Kia EV9 Concept

SUV de sete lugares, que antecipa modelo de produção para 2024, pretende apontar a marca sul-coreana num caminho mais premium.

A Kia apresentou no Salão de Los Angeles, nos EUA, o Concept EV9, um SUV elétrico que abre caminho para um modelo de produção a lançar em 2024. Este topo de gama, com lançamento previsto para 2024, procura aproximar a marca sul-coreana de propostas premium como o Range Rover, que pela mesma altura também receberá uma versão 100% elétrica.

Este “show car” de dimensões generosas – à imagem do “irmão” Hyundai Seven Concept, que está a ser apresentado ao mesmo tempo – foi claramente concebido a pensar no público norte-americano. Tem 4929 mm de comprimento (mais 10 cm que o Sorento, mas 7 cm mais curto que o “americano” Telluride), 2055 mm de largura e 1790 mm de largura, além de 3100 mm de distância entre eixos – menos 10 cm que o “irmão” da Hyundai. O EV9 evolui a partir da plataforma E-GMP, estreada na marca no EV6. Receberá a bateria de polímero de iões de lítio com 77,4 kWh de capacidade posicionada no piso do carro. O alcance total supera os 480 km. O sistema de carregamento rápido permitirá obter de 10 a 80% da carga em cerca de 20 minutos. O Concept EV9 vem equipado com dois motores (um por eixo), o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em sensivelmente 5 segundos no modo “performance”. Para já, ainda não está confirmado que o EV9 venha a ter uma versão GT similar à do EV6 com 585 cv.

Com uma silhueta cúbica, o EV9 vem equipado com um capot horizontal, um painel solar dianteiro que ajuda a obter um pouco mais de autonomia e jantes aerodinamicamente mais eficientes de 22 polegadas com desenhos triangulares. A juntar a isso, a grelha é digital e há novas entradas de ar na dianteira. O interior possui três filas de bancos, com a possibilidade de a segunda fila ser rebatida na íntegra, transformando os bancos em mesas, e de os bancos da primeira fila poderem rodar 180 graus. O painel de instrumentos está disposto na horizontal, o volante é plano e o ecrã central retangular tem 27 polegadas. Existe um modo Active (para podermos conduzir), um modo Pause (que converte o interior numa espécie de lounge) e um modo Enjoy (que roda os bancos da terceira fila a 180 graus e abre a bagageira).

 

Deixe um comentário

*