Porsche GT4 e-Performance abre caminho para Cayman elétrico

Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance

Modelo “zero emissões” de competição, tem o chassis do Cayman GT4 RS Clubsport e o sistema propulsor do Mission R.

A Porsche revelou o GT4 e-Performance, um elétrico que competição que abre caminho para a próxima geração do 718 Cayman (que na próxima geração deverá ser em exclusivo “zero emissões”). Feito com base no chassis do Cayman GT4 RS Clubsport, este modelo também inclui componentes do 911 RSR GTE. Já o sistema propulsor é em grande parte, nomeadamente os motores elétricos e a bateria, retirado do protótipo Mission R. Em causa está uma proposta com uma dupla de motores (um por eixo) a debitarem um total de 1088 cv. Contudo, a potência pode ser reduzida para 612 cv de modo a conseguir conservar a carga do carro durante cerca de 30 minutos – o equivalente ao mesmo alcance do atual Carrera Cup de corridas.

O sistema elétrico de 900V permite carregamentos rápidos. Graças a isso, é possível encher 75% das baterias de 82 kWh em 15 minutos, sendo que o sistema específico de arrefecimento a óleo permite regular a temperatura e a manter a potência de uma forma consistente. Apesar de tudo, este modelo de competição elétrico pesa cerca de 1600 kg, mais 200 kg que o 718 Cayman GT4 RS Clubsport. Segundo o fabricante, este GT4 elétrico é tão rápido como o 911 GT3 Cup 992, capaz de atingir cerca de 290 km/h. Recorde-se que Mission R concept (estrela do último Salão de Munique, realizado em setembro passado) anunciava 0-100 km/h em 2,5 segundos – valor que deverá manter-se no e-Performance.

A carroçaria é feita de material compósito e é 140 mm mais larga face ao GT4 RS Clubsport, incluindo arcos das rodas alargados que permitem incluir as jantes de 18 polegadas.

Este protótipo funcional E-Performance estreará no Festival de Velocidades de Goodwood, que se realizará entre 23 e 26 de junho.

Deixe um comentário

*