VW recupera “Pão de Forma” transformada num “monstro” TT

VW Half-track Fox

A Half-track Fox é um modelo de quatro eixos criado na década de 1960 por um mecânico austríaco.

A “Pão de Forma” é um ícone não só da Volkswagen, mas da década de 1960, tendo como um dos seus principais atributos o seu enorme sentido prático. Agora, a divisão de comerciais da VW recuperou um dos dois exemplares da Half-track Fox, de 1962, que tinham sido convertidas por um mecânico em 1962.

O modelo recuperado mantem as caraterísticas do projeto de Kurt Kretzner, que tornou a “Pão de Forma” capaz de rolar pela zona alpina, como se de um tanque se tratasse, sem sacrificar o sentido prático. Kretzner, que era um esquiador, justificou a sua empreitada pela ausência no mercado de um “off-roader” com estas caraterísticas, que poderia servir também para caçadores, médicos ou simplesmente alguém que necessitasse de se deslocar a um local remoto. Os dois eixos da frente têm duas filas de rodas duplas com 14 polegadas e os traseiros lagartas com jantes de 13 polegadas que asseguram a tração integral nos terrenos mais acidentados. A Fox dispõe de travões de disco em cada roda, um diferencial de deslizamento limitado e um raio de viragem de 10 metros. O motor é o original, um quatro cilindros com 1192 cc a debitar 34 cv, com uma velocidade máxima limitada a 35 km/h.

Esta Fox esteve muitos anos sem ser vista, mas foi mostrada em Viena em 1985, e posteriormente comprada pelo museu da Porsche em Gmünd, uma pequena localidade austríaca na qual a marca começou a sua história. O processo de restauro começou no início da década de 2000, mas foi interrompido por razões logísticas. Tudo, felizmente, teve continuidade em 2018, quando a VW Commercial Vehicles decidiu levar tudo a bom porto.

A equipa da VW recuperou a carroçaria deste “panzer”, mantendo a cor original em laranja mate – que tinha o objetivo de sobressair na paisagem alpina. A Half-track Fox foi recuperada mecanicamente e por dentro, encontrando-se agora totalmente funcional.

Deixe um comentário

*