Suzuki Jimny de 5 portas “apanhado” em testes na Europa

Suzuki Jimny 5 portas

Nova versão do 4×4 deverá ser aposta com um motor híbrido.

A Suzuki lançou a atual geração do Jimny em 2018 e apesar de vários rumores até agora não existiam provas concretas de que seria lançada uma versão de cinco portas do “off-roader”. Agora, esta versão mais familiar foi “apanhada” em testes na Europa – imagens da Carscoops. A estreia oficial deverá acontecer nos próximos meses.

O protótipo conta com bastante camuflagem, mas apesar disso nota-se uma maior distância entre eixos, os vidros extra nas laterais, além das portas que dão acesso à segunda fila de bancos. Já a frente e a traseira do Jimny parecem não sofrer alterações. Por dentro, curiosamente deverá ser aposta um ecrã de infotainment maior.

Segundo o que se diz na imprensa indiana, mercado o onde o lançamento deverá acontecer mais cedo, o Jimny de cinco portas terá 2550 mm de distância entre eixos, mais 300 mm do que o três portas. O SUV deverá ter ainda 3850 mm de comprimento ao todo. Para o efeito, a plataforma de travessas e longarinas foi alongada, o que contribuirá para maior espaço para pernas atrás e uma bagageira com maior capacidade.

As restrições ao nível das emissões de CO2 na Europa, as mesmas que fizeram com que a Suzuki apostasse no Jimny num formato comercial em 2021, deverão também obrigar que esta versão de cinco lugares tenha um motor de quatro cilindros turbo “mild hybrid” de 12V em substituição do 1.5 atmosférico. Apesar do aumento de peso que isso implica, espera-se que existam ganhos a nível da performance.

O Suzuki Jimny “longo” deverá estrear entre o final deste ano e o início de 2023. Espera-se que seja lançado por ocasião do facelift do pequeno 4×4.

Deixe um comentário

*