BMW ensaia sistema com quatro motores elétricos

Protótipo BMW

Protótipo de um i4 poderá abrir caminho para uma nova versão de topo com selo da divisão desportiva da marca alemã.

A M não ficará de fora de revolução elétrica da indústria. Como tal, a divisão desportiva da BMW revelou que começou a ensaiar um i4 modificado, equipado com novos sistemas de controlo do chassis e com uma configuração de quatro motores elétricos (um por roda). Esta disposição permite, além de obter tração integral, uma vectorização de binário mais precisa. Segundo o fabricante, o sistema M xDrive “quad-motor” abre caminho para novas caraterísticas em termos de performance.

Uma das novidades são os sistemas de condução e de controlo do chassis que calculam a potência necessária, recorrendo a “inputs” tais como a posição do pedal do acelerador, o ângulo da direção, a aceleração lateral e longitudinal, velocidade da roda, entre outros. Desta forma, o sistema sabe a quantidade de binário que deve enviar para cada uma das rodas, visando obter a melhor performance possível. A BMW M diz que graças a esta nova configuração é possível curvar a velocidades significativamente superiores.

Um novo vídeo teaser mostra o protótipo deste potencial futuro topo de gama ainda camuflado. O protótipo, feito com base no i4 M50, recebeu modificações, tais como vias mais largas.

A BMW M (que este ano comemora 50 anos) começou por desenvolver este sistema propulsor de forma virtual, antes de entrar nesta fase de testes de software e de hardware. Para já, ainda não está confirmado que este protótipo dê origem a um modelo de produção.

Deixe um comentário

*