Alpine estreia versão mais “extrema” A110 R

Alpina A110 R

Modelo mais leve tem jantes em fibra de carbono, suspensão rebaixada e travões melhorados.

A Alpine revelou o A110 R (“R” de Radical), cujas encomendas abrirão em novembro. Feita com base no S, esta versão acrescenta vários apontamentos em fibra de carbono que lhe permitem baixar o peso em 34 kg para um total de 1082 kg. A “dieta” consiste num capot em carbono com duas entradas de ar (2,9 kg mais leve), jantes de 18 polegadas em carbono (que retiram 12,5 kg ao conjunto), cobertura do motor carbono, além da remoção do vidro traseiro. Por dentro, a marca francesa optou por bacquets Sabelt Track em carbono (5 kg mais leves), com maior apoio lombar e com cintos de segurança de seis apoios.

Graças a isso, esta versão mais “extrema” do coupé consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos (menos 0,3 seg. que o A110 S), além de atingir uma velocidade máxima de 285 km/h (mais 10 km/h). Foram também efetuadas mudanças aerodinâmicas no difusor e noutras zonas de modo a aumentar a downforce e reduzir o efeito de arrasto. Por falar em performance, o R recebe uma suspensão com uma afinação mais rígida, 10 mm mais próxima do solo, com os amortecedores adaptativos de ajustamento hidráulico da Sachs a possibilitarem baixar outros 10 mm. As barras antiaproximação são 10% mais rígidas à frente e 25% atrás. Os pneus são uns Michelin Pilot Sport Cup 2 semi-slick de tamanho 215/40 R18 à frente e 245/40 R18 atrás, prometendo favorecer a aderência em curva em 15%. Os travões são da Brembo com discos de 320 mm feitos de material compósito em ambos os eixos, o que permite favorecer o arrefecimento sobretudo em pista. Também foi atualizado o sistema de escape, cujas pareces duplas são agora feitas com recurso a impressão 3D – possibilitando, teoricamente, um melhor isolamento dos gases de escape, protegendo os componentes adjacentes.

O A110 R surge pintado na cor Racing Matte Blue, em alusão ao A522 F1. Traz tejadilho em fibra de carbono com acabamento em preto brilhante. Já o interior dispõe de um sistema de telemetria.

O motor 1.8 de quatro cilindros turbo com 300 cv não sofre alterações face ao S, surgindo acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades de embraiagem banhada a óleo.

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