Volvo mostra primeiras imagens do exterior do EX90

Volvo EX90

SUV elétrico de topo traz 0,29 de coeficiente aerodinâmico e um sistema LiDAR.

A Volvo anunciou que revelará o EX90 a 9 de novembro. Com este anuncio, a marca sueca mostrou também mais algumas imagens teaser daquele que será o seu novo SUV de referência.

Este modelo de sete lugares é focado na eficiência, prometendo um coeficiente aerodinâmico de 0,29 – o que contribuirá para aumentar a autonomia. A grelha fechada e os puxadores escamoteáveis das portas contribuem decisivamente para esse valor.

A Volvo mostrou ainda o sistema LiDAR no tejadilho. Este será decisivo a nível de segurança, sendo capaz de detetar peões até 250 metros de distância. Em complemento, o EX90 contará com 16 sensores ultrassons, oito câmaras e cinco radares no exterior. O objetivo é reduzir o risco de morte ou de acidentes graves até 20%. Por dentro, terá câmaras e sensores apontados ao condutor e aos passageiros. O radar possibilitará detetar crianças a dormir ou animais esquecidos no interior, alertando o condutor para esse facto.

Na semana passada, a Volvo mostrou parte do interior do EX90, nomeadamente a instrumentação digital e o sistema de infotainment. A sustentabilidade também será um dos princípios base do novo modelo, uma vez que contará com sensivelmente 50 kg de plástico reciclável e matéria de origem biológica.

O EX90 recorrerá à nova plataforma SPA2, uma evolução da base utilizada atualmente. O motor deverá ser totalmente novo, sendo de prever que surja de série com um sistema 4×4. Existirá mais do que uma opção de bateria, sendo que a de maior alcance possibilitará chegar a 500 km de alcance.

Deixe um comentário

*