Nova plataforma BMW permitirá modelos até 1341 cv

Protótipo de BMW i4 M50

Base para carros elétricos chamada Neue Klasse possibilitará também encaixar baterias entre 75 e 150 kWh.

A BMW vai apostar numa nova plataforma exclusiva para modelos elétricos, que deverá estrear em 2025 com a berlina compacta i3 e num SUV que poderá ser o sucessor do iX3. A base em questão chamar-se-á Neue Klasse e será utilizada em mais de metade dos modelos da marca bávara a nível global até 2030.

Em entrevista à Car Magazine, Frank Weber, o responsável técnico da BMW, adiantou que a Neue Klasse virá acompanhada de uma nova geração de motores e de baterias. O conceito utilizado chama-se “pack-to-open-body” e permitirá personalizar o tamanho da bateria para cada modelo, através de utilização de células de bateria redondas e não prismáticas. Além disso, serão adotadas novas soluções de sustentabilidade e ao nível da reciclagem. As novas baterias são compostas por células 20% mais leves, com um custo de produção a cair para metade, resultando em menos 60% de CO2 emitido, estima a BMW. As novas baterias terão uma densidade energética 20% superior, uma disposição 30% mais eficiente, permitindo, ainda, até mais 30% de autonomia e carregamentos até 30% mais rápidos, comparativamente com os modelos atuais. Weber adianta também que, em combinação com um sistema elétrico de 800V, será possível carregar o equivalente a 48 km de alcance por minuto. Isto significa que em cerca de 12 minutos é possível carregar de 0 a 95% da bateria. Os packs de bateria poderão variar entre 75 e 150 kWh, podendo permitir uma autonomia até 1000 km.

A nível de potência, o responsável da marca de Munique adiantou que a Neue Klasse está apta a receber modelos entre 268 e 1341 cv, com a arquitetura a poder acomodar até quatro motores elétricos. Aliás, a BMW já testou um protótipo com essa configuração, em jeito de antecipação do seu primeiro M 100% elétrico (na imagem). A maioria das futuras apostas derivadas da Neue Klasse contarão com configurações de tração traseira ou integral, com um ou dois motores síncronos SSM nas rodas traseiras. Segundo o fabricante, estes motores permitirão um pico de performance mais estável, uma densidade energética superior, excelente repetitividade e baixo nível de ruído, acompanhados de uma taxa de eficiência de 97%.

Adicionalmente, a BMW aposta numa redução de pelo menos 25% da eficiência aerodinâmica, querendo também adicionar ao conjunto pneus que reduzem a resistência ao rolamento até 7%. Já os rolamentos das rodas modificados de perda reduzida e os travões de fricção otimizada são 4% mais eficientes.

A primeira amostra da Neue Klasse será apresentada no CES em janeiro sob a forma de um Vision concept.

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