Volvo EX30 chega em 2023

Teaser do novo Volvo EX30

A marca sueca confirmou que o “senhor que segue” será um SUV elétrico mais compacto do que o EX90.

Por ocasião da apresentação oficial do EX90, o novo modelo elétrico de referência da Volvo, o CEO do emblema sueco, Jim Rowan, mostrou uma imagem na qual é possível ver duas silhuetas. Uma delas é a do EX90 e a mais esquerda pertence a um futuro SUV elétrico mais compacto, que poderá vir a chamar-se EX30 ou EX40.

Uma coisa é certa, independentemente do nome, esse novo modelo será lançado ainda no decurso do próximo ano, pouco depois do EX90. Além do tamanho mais reduzido, o EX30 exibe uns farolins com um formato ligeiramente diferente, com uma linha de tejadilho com uma queda mais acentuada.

O EX30 será feito com base na plataforma SEA, desenvolvida pela Geely (a dona da Volvo) – já utilizada no Smart #1. Esta base modular permite produzir modelos até 4,30 metros de comprimento na sua versão mais reduzida. Nesse sentido, é de prever que muitas das especificações técnicas do EX30 sejam partilhadas com o Smart, com uma versão base de 272 cv e 315 Nm, com o motor a ser alimentado por uma bateria de 66 kWh posicionada entre ambos os eixos. Esta bateria permite uma autonomia até 440 km e é passível de ser carregada de 10 a 80% em menos de meia-hora a 150 kW. Está ainda na calha uma versão de topo similar ao Brabus Smart #1 com mais um motor no eixo posterior, para um débito de potência superior a 400 cv.

Além desta dupla, está previsto um EX60, a lançar em 2025.

Deixe um comentário

*