Kia Rio não vai ter sucessor na Europa

Kia Rio

Utilitário deixará de ser vendido no decurso deste ano.

A Kia vai descontinuar o Rio para a Europa no final da atual geração. Segundo a Autocar, a marca sul-coreana não tem nenhum sucessor direto em perspetiva para o utilitário. O Stonic passará a ser o único representante no segmento B em catálogo. A fábrica de Sohari, na Coreia do Sul, já deixou de produzir novos exemplares. As que estão disponíveis são apenas unidades em stock.

Lançado em 2001, o Rio encontra-se na quarta geração (na imagem), tendo já vendido 148 mil unidades. Atualmente, o utilitário dispõe de um motor 1.0 de três cilindros turbo e outro 1.2 de quatro cilindros, ambas “mild hybrid”. A quebra de vendas do utilitário na Europa é uma realidade: o Rio vendeu apenas 32.506 unidades em 2022, uma quebra de 9% face ao ano anterior, segundo a Jato Dynamics.

Além das vendas, o Rio depara-se com as normas cada vez mais restritas no que diz respeito às emissões de CO2. Isso já motivou o fim anunciado de modelos como o Ford Fiesta, um concorrente direto do Rio. A próxima vítima poderá ser o VW Polo.

Deixe um comentário

*