Alfa Romeo comemora centenário de modelos Quadrifoglio

Logótipos comemorativos Quadrifoglio e Auto Delta

Além disso, a marca italiana está a celebrar os 60 anos da divisão de competição Auto Delta.

A Alfa Romeo criou logótipos especiais para assinalar um século de existência de modelos Quadrifoglio. Para dar sorte, o trevo de quatro folhas foi utilizado pela primeira vez pelo piloto Ugo Sivocci na Targa Florio de 1923, que aos comandos de um Alfa Romeo RL venceu a corrida. Ainda durante a mesma década, o símbolo servia para distinguir as equipas da Scuderia Ferrari das da Alfa Romeo. Mais tarde, o Quadrifoglio fazia parte dos primeiros modelos a vencerem campeonatos de Fórmula 1, em 1951 e 1952. Na década de 1960, a empresa começou a utilizar o logo nos modelos de estrada de caráter mais desportivo.

Embora não seja tão famoso como o Quadrifoglio, o símbolo Auto Delta também está a celebrar uma data especial, mais concretamente 60 anos de existência. Esta empresa começou por preparar carros da Alfa Romeo, tendo mais tarde sido convertida numa divisão de competição. Destacou-se por ter criado o Giulia Sprint GTA de 1965 e protótipos de corridas, nomeadamente para as 24 Horas de Le Mans.

Para comemorar estas duas datas redondas, a Alfa Romeo criou dois logótipos especiais. As comemorações incluem um encontro no museu da Alfa Romeo em Arese a 5 de março, para assinalar a aniversário da Auto Delta. Depois, a 25 de junho, haverá o Quadrifoglio Day, que inclui um desfile de carros.

O modelo mais recente a utilizar o logo Quadrifoglio foi o Giulia SWB, que resulta de colaboração entre a Alfa Romeo e a Zagato.

Deixe um comentário

*