Spartan é um desportivo australiano de 400 cv

LMC Spartan

Novo modelo de motor Honda pode ser utilizado tanto em pista como na estrada.

A Spartan Motor Company apresentou o Spartan, um modelo que resulta de um processo de 15 anos de desenvolvimento. Este desportivo resulta da paixão de dois irmãos australianos, que começaram por encaixar no Spartan um motor de uma Ducatti 1198S capaz de enviar 147 cv para as rodas traseiras. Depois apostaram num motor de um Honda Jazz, que com a ajuda de um compressor debitava 210 cv. Em 2019, o terceiro protótipo recorreu a um motor 2.4 Honda K24 (semelhante ao do Civic e Integra Type R). É uma evolução desse protótipo que agora chega à produção.

Este Spartan de produção é um “brinquedo” para pista, embora seja totalmente habilitado para andar em estrada. Pesa apenas 670 kg e graças a uma reconstrução do referido motor, com a adição de elementos forjados e de um compressor, chega aos 400 cv. Isso representa 570 cv/tonelada, um valor que bate um Pagani Huayra. Este modelo de dois lugares vem acoplado a uma caixa manual de seis velocidades da Honda, com opção de uma caixa da Quaife. Com um chassis tubular, tem carroçaria em fibra de carbono (cujos painéis pesam apenas 20 kg) e anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos. E o Spartan não se fica por aqui, uma vez que é capaz de produzir 300 kg de downforce a 201 km/h. Possui uma suspensão de triângulos sobrepostos com amortecedores TracTive ACE e travões AP Racing.

O Spartan tem uma produção limitada a 300 unidades. Existe uma versão base, sem compressor e com carroçaria em fibra de vidro, com preços a começarem nos 118 mil euros.

Deixe um comentário

*