Porsche anuncia 911 GT3 R rennsport com 620 cv

Porsche 911 GT3 R rennsport

Edição limitada a 77 unidades deste modelo de pista custa 950 mil euros e está apta a circular com combustíveis sintéticos.

Para a edição deste ano da Rennsport Reunion 7, que se realizará até domingo na Califórnia (nos EUA), a Porsche resolveu criar um modelo especial que pretende celebrar o seu historial na competição. Trata-se de um 911 GT3 R rennsport, que tem o objetivo de ser uma espécie de sucessor do 935.

Este modelo pista traz uma asa traseira gigante, alusiva precisamente ao 935/77 (que venceu por sete vezes em Daytona), e logo por baixo um motor 4.2 de seis cilindros boxer naturalmente aspirado “emprestado” do GT3 de competição, a debitar 620 cv (em vez dos 565 cv do modelo que lhe serve de base). Isto redunda numa potência específica de 150 cv/l, um recorde num carro de competição da marca alemã equipado com motor atmosférico. Este bloco foi afinado para poder operar com combustível sintético E25, tendo para o efeito recebido pistões e uma árvore de cames específica. A taxa de compressão é também mais elevada, permitindo atingir até 9400 rpm (em vez de 9250 rpm). Já a velocidade máxima passa a ser de 315 km/h em vez de 296 km/h.

Concebido sem qualquer tipo de restrições, este rennsport beneficia de vários elementos que o tornam mais leve, nomeadamente a ausência da grelha, a remoção de alguns dos painéis e a inclusão de um escape específico (que pode ser aberto ou com silenciador e catalisador para utilização em pistas com limite de ruído). O resultado são 1240 kg na balança. Por sua vez, a potência deste GT3 R é direcionada para as rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis velocidades. As jantes são de 18 polegadas da BBS e “calçadas” por pneus específicos da Michelin. A afinação do chassis e da suspensão é específica, embora similar à do GT3 de competição. A Porsche diz que apenas o tejadilho e o capot deste rennsport são partilhados com o GT3 R. Isto significa que temos uma reinterpretação mais “radical” dos apêndices aerodinâmicos, dos painéis e das entradas de ar. Em vez dos espelhos retrovisores de formato tradicional, surgem câmaras.

Neste modelo de colecionador, limitado a 77 unidades, é possível escolher entre sete cores exteriores (incluindo o Star Ruby, Signal Orange e Agate Grey Metallic – esta última novidade na gama 911) e três decorações (Rennsport Reunion Design, Flacht Design e Speed Icon Design). O preço começa nos 950 mil euros.

Deixe um comentário

*