Mini produziu o último Clubman

Último Mini Clubman

Lançada em 2007, a “carrinha” teve mais de 1,1 milhões de unidades construídas.

A Mini produziu a derradeira unidade do Clubman em Oxford, no Reino Unido – uma fábrica que está a ser preparada para modelos “eletrificados”. A “carrinha” não tem previsão de um substituto direto nos próximos tempos. O formato mais familiar da gama será o SUV Countryman, que em breve receberá a companhia de um novo crossover Aceman. Precisamente em Oxford serão produzidos a partir de 2026 o Cooper e o Aceman elétricos.

O Clubman moderno foi lançado em 2007 e teve mais de 1,1 milhões de unidades produzidas. A “carrinha” chegou a ter uma variante comercial Clubvan em 2013. O Clubman foi o primeiro Mini de tração integral, sob a forma do Clubman All-4, lançado em 2016 – já integrado na geração atual, que foi colocada no mercado em 2015. A “carrinha” Mini original chamava-se Traveller e foi lançada em 1960. Mais tarde, este modelo recebeu o nome Clubman, antes de mudar novamente de designação para 1000HL – até ter sido descontinuada em 1970.

O último exemplar a ser produzido foi um Final Edition, uma edição limitada a 1969 unidades (nas imagens). Este modelo tem uma decoração em Shimmer Cooper e um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a debitar 192 cv.

Deixe um comentário

*