Alma Sprint é um restomod português

Alma Sprint

Modelo inspirado no Alfa Romeo 6C traz um motor 1.8 boxer com 160 cv.

Fundada por Rafael Soares há sete anos, a Alma, uma nova empresa de engenharia portuguesa que se dedica a projetos de restauro de modelos de estrada e de competição, apresentou o Sprint. Trata-se de um restomod que remete para o design do protótipo Alfa Romeo 6C Sprint (desenhado pela Zagato em 1982) que nunca chegou a correr devido à extinção dos ralis do Grupo B.

Esta reinterpretação moderna traz uma carroçaria em material compósito. Na dianteira, realce para os projetos Hella integrados numa estrutura em alumínio, além de capas dos espelhos Vitaloni redesenhados. Por dentro, por sua vez, a estética é reminiscente dos modelos de ralis da década de 1980, embora haja algumas alterações ergonómicas, com a melhoria da posição de condução, com novos bancos e um volante reposicionado. Aliás, o destaque principal vai para o volante desenhado pela Zagato e para o punho da caixa específico em alumínio. Os revestimentos em Alcantara e bombazina são totalmente novos. Realce ainda para as decorações em alumínio, para os cintos de segurança Sabelt com quatro apoios e para o sistema de conectividade compatível com Bluetooth. Já o motor é de origem Alfa Romeo com 1800 cc e quatro cilindros opostos. Possui cabeças dos cilindros redesenhadas, pistões forjados, árvores de cames e comando de válvulas reconfigurados, além de escape em aço e um circuito de lubrificação reformulado. O motor, alimentado por dois carburadores Dellorto, debita 160 cv na versão de estrada mais potente – sendo que na versão mais potente pode chegar aos 220 cv.. A potência é distribuída pelas rodas da frente através de uma caixa manual de cinco velocidades e com a ajuda de um diferencial autoblocante de tipo Torsen. O chassis combina uma suspensão modificada à frente e atrás, tirando partido de vias mais largas, amortecimento ajustável e geometria retrabalhada. Os travões também foram reformulados, integrando discos ventilados maiores e componentes oriundos da competição. O Alma Sprint pesa 880 kg.

Limitado a 20 unidades, este Alma Sprint é altamente personalizável. O preço arranca nos 50 mil euros (antes de impostos e sem contar com o carro de origem, que Alma disponibiliza-se a tentar encontrar). O lançamento acontecerá no último trimestre do próximo ano.

Deixe um comentário

*