VW prepara Golf GTI TCR de estrada

View Gallery 10 photos

A Volkswagen apresta-se para encerrar com chave de ouro a geração atual do Golf (a nova geração está prevista para o verão de 2019), com uma versão mais rápida e potente do Golf GTI, inspirada no modelo de competição TCR de 350 cv.

Esta edição que comemora a participação no Touring Car Racing (TCR) – nas imagens o concept que foi mostrado na edição deste ano da concentração de Worthersee, 9-12 maio – tem 290 cv às 5000 rpm (em overboost) e mantem os 370 Nm debitados de um 2.0 TSI de quatro cilindros turbo, associado a uma caixa de dupla embraiagem DSG de seis velocidades (com patilhas no volante), é exclusivamente oferecida com tração dianteira e estará à venda no final do ano (sem limite de unidades). Isto significa que o GTI TCR terá mais 45 cv que o Golf GTI convencional. Este GTI TCR conta com um aumento da pressão do turbo de 1.9 para 2.1 bar por períodos até 10 segundos. Traz de série um filtro de partículas, um sistema de escape Akrapovic (igual ao do Golf R) e diferencial dianteiro.

As prestações desta nova versão ainda não foram reveladas, mas o novo GTI mais “picante” poderá atingir uma velocidade máxima de 264 km/h (quando o “normal” é limitado a 250 km/h), ou seja, uma velocidade de ponta idêntica à do seu “irmão” de pista e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Isto significa que terá números próximos do Golf GTI Clubsport.

Esteticamente, o GTI TCR distingue-se pelo para-choques dianteiro redesenhado com entradas de ar diferentes e radiador adicional junto à baía do motor, lábio dianteiro mais pronunciado, saias laterais e um difusor traseiro que inclui duas ponteiras de escape. A VW diz que esta versão estará disponível para encomenda em cinco cores (incluindo uma nova em cinzento). Os clientes poderão optar por decorações específicas, na zona lateral, que refletem a forma da grelha e por um holograma que projeta o logótipo TCR no chão sempre que a porta é aberta. Por dentro, a zona lateral dos bancos, forro das portas e fole da caixa têm um novo revestimento em microfibra, a zona central dos bancos tem um desenho específico, o volante de fundo plano e o punho da caixa possuem aplicações em vermelho.

Deixe um comentário

*