Tecnologia alemã promete “salvar” motores térmicos

Alemães dizem ter solução para salvar os motores térmicos

Start up diz que a tecnologia por ignição por microondas permite reduzir 80% das emissões.

Um dos maiores desafios dos construtores com os motores de combustão interna tem sido a redução de emissões e dos consumos, sobretudo motivado pelas normas ambientais. Segundo a Automotive News Europe, Micro Wave Ignition (MWI), uma start-up alemã, originária da pequena cidade de Empfingen, diz ter a “salvação” para os motores convencionais, cada vez mais “ameaçados” por outros tipos de propulsão alternativa. Em causa está uma tecnologia patenteada, de ignição por microondas, que permite reduzir os consumos de motores Diesel e a gasolina na ordem dos 30% e das emissões de CO2 até 80%, face à média atual. Esta estimativa baseia-se no facto de a tecnologia de ignição por microondas se basear numa queima a uma temperatura mais baixa.

Em concreto, a tecnologia de ignição por microondas pretende substituir as convencionais velas de ignição nos motores térmicos. A vantagem da nova tecnologia é que possibilita o início da queima em toda a câmara de combustão em simultâneo, em vez apenas numa única zona. Os homens da MWI afirmam que esta tecnologia pode ser integrada em propulsores já existentes sem que seja necessário redesenhar por completo o motor.

Esta tecnologia tem motivado alguns elogios, sendo já existem alguns investidores interessados na sua aquisição. Um deles é o antigo responsável executivo da Porsche, Wendelin Wiedeking, que encabeça um grupo de investidores privados que já compraram cerca de 20% da empresa, que ainda assim está à procura de parceiros de modo a conseguir materializar este projeto a larga escala. A MWI já está em conversações com alguns fabricantes sul coreanos e chineses.

Deixe um comentário

*