Nova geração Clio já se mostrou

View Gallery 22 photos

Fotos e primeiras informações oficiais da quinta geração do Renault Clio que será cabeça de cartaz no salão de Genebra, em março.

A Renault está a divulgar os primeiros pormenores do novo Clio, antes de o levar ao salão de Genebra, quando se conhecerão mais informações sobre o modelo.

Esteticamente, a quinta geração do best seller da marca francesa não sofreu uma grande transformação, com a dianteira a ser ainda assim mais assertiva.

O novo Clio é 14 mm mais curto que o antecessor, mas a Renault garante que oferece uma melhor habitabilidade, com a bagageira a fixar-se nos 391 litros. A altura também foi reduzida em 30 mm, o que favorece a aerodinâmica.

No interior é onde se verificam maiores alterações, com o habitáculo a ser completamente revisto, como ontem referimos aqui.

Ecrã de 9,3”

O ecrã multimédia de 9,3’’ assume-se como um elemento-chave do habitáculo e o maior de toda a gama da Renault. Trata-se de um tablet vertical, ligeiramente curvado, inspirado no do Espace, confere maior modernidade ao ambiente interior.

Pela primeira vez, o Clio integra um painel de instrumentos digital, em vez do tradicional analógico. O ecrã TFT mede de 7 a 10’’ e permite personalizar a experiência de condução. A versão de 10’’ integra navegação GPS.

O volante é mais pequeno, devido à instalação de um airbag mais compacto que o do modelo precedente. As menores dimensões permitem também incrementar a visibilidade do painel de bordo por parte do condutor. Este volante dispõe ainda de novos comandos e retroiluminados.

Para melhorar a ergonomia do posto de condução, a consola central foi elevada, enquanto a alavanca da caixa de velocidades é mais curta.

Linha R.S. Line

Na configuração da gama, o modelo incluirá, na sua gama, a nova linha R.S. Line, inspirada pela Renault Sport. Esta assinatura R.S. Line irá substituir, progressivamente, a anterior designação GT-Line. A gama R.S. Line adota os códigos de design da Renault Sport, quer exteriores (lâmina F1, grelha dianteira em ninho de abelha, jantes específicas em liga leve de 17’’ e design mais atlético da traseira) quer interiores (bancos com reforço lateral, inserções em carbono, volante específico em couro perfurado com a assinatura R.S, pedais em alumínio e elementos de personalização em vermelho, combinados com os pespontos dos bancos e do volante).

No total, estarão disponíveis 11 cores para a carroçaria e três packs de personalização exterior (vermelho, laranja e preto) e uma nova orientação de design para a assinatura Initiale Paris, a qual está presente em vários modelos da marca – Captur, Scénic, Talisman, Koleos e Espace – e regressa, assim, ao novo Clio.

Quanto aos motores, os gasolina 1.0 e 1.3 litros (este último desenvolvido com a Daimler) e um turbodiesel de 1.5 litros farão parte da oferta quando o veículo chegar aos stands, o que acontecerá neste verão.

Inaugurando a plataforma CMF-B, sabe-se que o utilitário fica preparado para acolher no futuro motorizações eletrificadas.

Assim, o Clio terá ainda uma motorização híbrida E-Tech, com tecnologia 48 volts com base no 1.5 dCi.

 

Deixe um comentário

*