VW I.D. R é o elétrico mais rápido em Nürburgring

ID.R bateu recorde em Nürburgring View Gallery 9 photos

Alemães retiraram 40 segundos ao antigo recorde obtido pelo Nio EP9 em 2017.

O Volkswagen I.D. R tornou-se no carro elétrico mais rápido a dar uma volta ao circuito de Nürburgring-Nordschleife, completando o percurso em 6 minutos 05,336 segundos. Este resulto permitiu retirar 40,564 segundos ao antigo recorde assinado em 2017 pelo Nio Ep9. Aos comandos do protótipo elétrico esteve o piloto de competição, atualmente com estatuto de piloto de fábrica de Porsche, Romain Dumas, que já tinha batido o recorde da subida de Pikes Peak com o mesmo carro no ano passado. Três semanas depois, o I.D. R bateu o recorde de carros “zero emissões” no Festival de Velocidade de Goodwood. Mas para a façanha do recorde no “Inferno Verde” o carro sofreu algumas alterações.

Apesar de manter a configuração de dois motores elétricos e baterias, para um débito total de 680 cv e 650 Nm, o renovado I.D. R contou com mudanças aerodinâmica significativas, inspiradas na F1, nomeadamente com a inserção de uma nova asa traseira, de um novo lábio dianteiro e um sistema de redução do efeito de arrasto, o que lhe permitiu maximizar a “downforce” até e a aceleração. Além de modo a conseguir uma velocidade de ponta superior, a VW modificou o sistema de gestão de energia. Ao longo da volta recordista (ver vídeo), Dumas conseguiu uma média de 206,96 km/h.

O recorde absoluto da pista alemã composta por 156 curvas está atualmente na possa do Porsche 919 Evo, com o tempo de 5 min. 19,55 seg. Contudo, o I.D. R conseguiu ser cerca de seis segundos mais lesto que o antigo recordista absoluto, o Porsche 956.

https://www.youtube.com/watch?v=9nNfNjH_rAE

Deixe um comentário

*