VW confirma Touareg R híbrido plug-in

VW Touareg R-Line

Prevista para 2021, versão desportiva do SUV deverá contar com mais de 400 cv.

A Volkswagen prepara-se para alargar o portefólio de modelos desportivos R com a introdução de uma nova versão topo de gama do Touareg. Ouvido pelo Auto Express, o responsável de vendas e marketing do emblema de Wolfsburg adiantou que esta variante será um híbrido plug-in. Jürgen Stackmann diz que o primeiro “R” PHEV será revelado no final do próximo ano e que estará à venda em 2021. Segundo este responsável, este será apenas o primeiro modelo desportivo da marca alemã com estas caraterísticas, sendo que nos próximos cinco anos há planos para pelo menos dois R híbridos que contribuirão para baixar as emissões de CO2.

Atualmente, o Touareg já é comercializado na China numa variante híbrida plug-in com base num motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina que em conjugação com um motor elétrico garante um débito total de 368 cv e 58 km de autonomia em modo elétrico. Esta versão deverá chegar à Europa nos próximos meses para se posicionar acima do atual topo de gama a gasolina – que vem munido de um motor V6 3.0 TSI com 340 cv. Já o novo PHEV R deverá aproveitar um sistema similar ao do atual PHEV, com base num 2.0 a gasolina, para um débito de 406 cv de potência. Um Touareg elétrico está para já fora de hipótese.

Acerca da possibilidade de este sistema híbrido poder ser integrado no novo Golf R, Stackmann esclareceu que a versão mais “picante” da oitava geração do pequeno familiar, prevista para 2020, manterá uma motorização convencional, ou seja, o já conhecido 2.0 de quatro cilindros turbo TSI (EA888) com cerca de 320 cv. Contudo, está prevista uma nova versão Golf R Plus com pelo menos 400 cv.

Deixe um comentário

*