Aquele que será uma espécie de Golf R da nova vaga de modelos elétricos está previsto para 2024.
A Volkswagen está prestes a dar “luz verde” a uma versão desportiva do ID.3. Em declarações à Autocar, o responsável de desenvolvimento dos modelos da marca de Wolfsburg, Frank Welsch, admitiu que é um modelo está a ser equacionado. O novo modelo, previsto para 2024, poderá vir a utilizar a sigla “R” (fazendo, desta forma, a ponte com o mais “picante” dos Golf) utilizará uma configuração de um único motor traseiro. Curiosamente, hoje a VW anunciou a produção da última unidade do Golf R da sétima geração em Zwickau – a mesma fábrica onde doravante será produzido em exclusivo o ID.3.
Recorde-se que haverá outras versões mais “performantes” na família de elétrico ID com tração integral, com dois motores (um por eixo), que receberão a sigla GTX (nomeadamente o SUV ID.4). Embora o ID.3 seja tecnicamente capaz de receber versões de tração às quatro rodas, isso será algo difícil de acontecer durante a primeira geração, assume Welsch.
Mais importante, o ID.3 R servirá para colocar em prática alguns dos ensinamentos obtidos com o protótipo de pista ID.R. Aquele que será o primeiro ID desportivo deverá superar os 300 cv (cerca de 100 cv acima do ID.3 convencional e quase tão potente como o Golf R da sétima geração).