VW Golf R “apanhado” sem camuflagem

VW Golf R 8 View Gallery 14 photos

Além da versão com 333 cv, a marca alemã prepara uma versão híbrida Golf R Plus com mais 400 cv.

A Volkswagen vai lançar quatro versões de cunho desportivo do novo Golf 8. Além da dupla GTI e GTI Clubsport, do Diesel GTD, há a coroa de glória que é o Golf R. O novo modelo de tração às quatro rodas será apresentado em setembro, mas já circulam imagens do novo modelo sem qualquer tipo de camuflagem. As fotos mostram um spoiler de grandes dimensões no tejadilho e um difusor traseiro com duas ponteiras de escape de cada lado. Na dianteira, o avental foi redesenhado passando a incluir duas entradas de ar de grandes dimensões e luzes de nevoeiro com um novo formato. Nota também para os discos de travão maiores e perfurados, assim como para as saias laterais em preto.

Há ainda uma foto do interior, que mostra as bacquets desportivas com o logo R no encosto da cabeça e detalhes em cor contrastantes. O volante de fundo plano tem um detalhe cromado, há instrumentação digital e vários logótipos R, decorações em alumínio e revestimento em couro e Alcantara.

O Golf R da oitava geração será lançado com o motor 2.0 de quatro cilindros turbo EA888 com 333 cv (mais 33 cv face ao antecessor) associado em exclusivo a uma nova caixa de dupla embraiagem DSG de sete velocidades com tecnologia “shift-by-wire”. O sistema 4Drive contará com o diferencial de tipo Haldex reconfigurado, mais propenso a transferir binário para o eixo traseiro – o que poderá representar uma vantagem do ponto de visto dinâmico.

Mas a Volkswagen tem na manga uma nova versão de topo do Golf R. Esta variante chamar-se-á Golf R Plus e tem lançamento previsto para o final de 2023 ou início de 2024 – altura do facelift do Golf 8 e coincidentemente por altura em que o Golf GTI comemorará meio século de existência. A boa notícia é que este modelo contará com mais de 400 cv e será provavelmente um híbrido. Ainda não se sabe em concreto qual será a solução técnica para este “super” Golf, apenas que a “eletrificação” poderá incidir no eixo posterior. Este Golf R Plus contará com atualizações ao nível do chassis e vias mais largas. Isto significa que, apesar dos rumores insistentes, o motor 2.5 de cinco cilindros da Audi (utilizado no RS3, TT RS e no RS Q3) não será opção para este Golf R Plus pois, de acordo com os holandeses do Autovisie, a Audi não está interessada pois receia canibalizar o RS3.

Deixe um comentário

*