Lamborghini revela o seu modelo mais potente de sempre

Lamborghini Essenza SCV12 View Gallery 11 photos

Com 830 cv, o Essenza SCV12 é uma edição exclusiva para pista limitada a 40 unidades.

A Lamborghini apresentou o Essenza SCV12, o seu modelo mais potente de sempre. Trata-se de uma edição limitada a 40 unidades exclusivas para pista. Este hipercarro, descendente direto de icónicos modelos como o Diablo GTR ou o Miura Jota, surge com aerodinâmica inspirada nos protótipos de competição e conta debaixo do capot com a forma mais potente do motor V12 6.5 naturalmente aspirado, com 830 cv, a funcionar em associação com uma nova caixa sequencial de seis velocidades da X-trac, posicionada como elemento estrutural no chassis. Beneficiando da experiência da equipa Squadra Corsa no desenvolvimento de GTs, o Essenza consegue uma “downforce” superior à de um GT3, no valor de 1200 kg a 250 km/h. A inspiração vem do Huracán GT3, com duas entradas de ar no capot, entrada de ar no tejadilho, lábio dianteiro proeminente e asas laterais que enviam o ar para as entradas de ar laterais para ajudar a arrefecer o motor e a caixa. A suspensão traseira tem uma configuração “push-rod” ligada diretamente à caixa de velocidades, há jantes em magnésio de 19 e 20 polegadas com pneus slick da Pirelli e travões da Brembo Motorsport especialmente desenvolvidos para o efeito.

O Essenza SCV12 consegue apresentar uma potência específica de 1,66 cv/kg, graças a um chassis monobloco em fibra de carbono de nova geração, que não precisa de uma roll-cage interna. Apesar disso, este é o primeiro GT desenvolvido de acordo com as normas de segurança da FIA. Visualmente, o Essenza apresenta semelhanças com o Sián e com Aventador SVJ Xago. No interior, há vários elementos em Alcantara, um volante multifunções com um ecrã de telemetria – ao estilo dos F1 – e bacquets em fibra de carbono.

Os clientes do Essenza SCV12 tornar-se-ão automaticamente membros de um clube exclusivo que lhes dará acesso a conduzir nalguns dos mais prestigiados circuitos do mundo. O programa inclui uma garagem num novo hangar construído para o efeito em Sant’Ágata Bolognese. Cada carro terá uma garagem personalizada, vigiada por câmaras que lhe permitirão monitorizar 24 horas por dia as instalações através de uma aplicação para o smartphone. Nas instalações há ainda o espaço Squadra Corse Drivers Lab by Tecnobody que oferece treinos físicos similares aos dos pilotos de competição. O calendário das referidas corridas arrancará em 2021. A assistência técnica será dada pela Squadra Corse com apoio do antigo piloto Emanuele Pirro (vencedor das 24H de Le Mans) e Marco Mapelli (piloto de fábrica da Squadra Corse).

Deixe um comentário

*