Subaru confirma novos WRX e STI

Imagem gerada por computador do novo Subaru WRX STI View Gallery 2 photos

No calendário da marca nipónica faz também parte o novo BRZ e um novo SUV elétrico. Em aberto está a possibilidade do regresso ao WRC.

De alguns anos a esta parte que a Subaru deixou de ter representação em Portugal. Mas, ainda assim, é uma marca japonesa que goza de um especial carinho por muita gente, em especial pelos modelos desportivos que continua a produzir. Agora, o fórum GR86.org revelou um calendário que confirma as próximas apostas do construtor japonês. As novidades mais relevantes são o novo WRX previsto para 2021 e o novo WRX STI para 2022. No ano seguinte chegará ao mercado o primeiro modelo elétrico da Subaru, que se chamará Evoltis. Nessa altura, estão previstas as novas gerações do Impreza e do SUV XV. Contudo, a estreia mais próxima é a da nova geração do coupé de tração traseira BRZ – que continuará a ser feito em conjunto com o Toyota GT86 (que será rebatizado GR86) -, a lançar no início de 2021, mas que poderá ser revelado ainda este ano. Ainda não está confirmado, contudo é possível que a dupla de desportivos prescinda do motor atmosférico em detrimento de um 2.4 de quatro cilindros boxer turbo com 260 cv (de origem Subaru).

O WRX tem estreia agendada para abril de 2021 e entrará em produção em outubro de 2022. A quinta geração do desportivo adotará debaixo do capot o mesmo motor do BRZ (embora puxado para 300 cv), além de um interior mais aprimorado. Este WRX deverá servir de base ao regresso ao mundial de ralis. Contudo, para que isso se possa materializar, será necessário que tenha um motor mais pequeno.

Já o desportivo de referência WRX STI (na imagem um “render” do novo modelo) deverá ser mostrado na primeira metade de 2022 e começar a ser produzido em outubro desse ano. Espera-se que conte com os préstimos do motor 2.4 de quatro cilindros turbo FA24 a debitar 408 cv – tornando-se assim no mais potente de sempre. Outra boa notícia é que o STI surgirá em exclusivo associado a uma caixa manual de seis velocidades, mantendo a tração às quatro rodas de série.

No que concerne ao Evoltis, o primeiro elétrico da Subaru, será um SUV feito em conjunto com a Toyota. Começará a ser feito em abril de 2022.

O documento agora tornado público dá ainda conta de outras novidades da Subaru, nomeadamente o facelift do Forester, a lançar no início de 2021, além da renovação do Legacy, Outback e Ascent em meados de 2022. O novo Crosstrek está agendado para 2023.

Deixe um comentário

*