SUV elétrico de sete lugares da VW chega em 2022

VW ID.6 View Gallery 5 photos

Versão de produção do ID. Roomzz já está a ser testada, prometendo até 600 km de autonomia.

A Volkswagen continua a desenvolver a pleno vapor a nova família de modelos elétricos ID. Depois do hatchback ID.3 e do SUV compacto ID.4, a casa de Wolfsburg foi “apanhada” a testar nas estradas geladas da Escandinávia o seu “irmão” maior, o ID.6 (nome não confirmado). Tal como é percetível, o SUV alemão surge com a frente mascarada de Peugeot 5008, de modo a ocultar os faróis e a grelha (os únicos elementos ainda destapados neste protótipo). Previsto para 2022, este que será a versão de produção do protótipo ID. Roomzz terá sete lugares e um tamanho equivalente ao Tiguan Allspace, com perto de 5 metros de comprimento. Face ao protótipo, a versão de produção do ID.6 perde as portas deslizantes estilo monovolume e as câmaras em vez de espelhos retrovisores.

A produção do novo SUV ID arrancará em primeiro lugar na China e só depois na Europa. Ao contrário do que sucede com o ID.4, que terá versões de tração traseira, o ID.6 estará disponível apenas numa configuração com dois motores elétricos, o que lhe confere tração integral. À escolha existirão duas versões, neste modelo que será feito, tal como a restante família ID, a partir da plataforma específica para elétricos MEB: 306 cv/225 kW e 408 cv/300 kW. A versão base terá uma bateria de 77 kWh com capacidade para garantir até 450 km de autonomia. Já a versão com bateria de 111 kWh permite percorrer até 600 km (WLTP) com uma carga completa. Num posto de carregamento rápido deverá ser possível encher 80% da bateria em cerca de meia hora. Nesta configuração de topo, espera-se que o ID.6 (um potencial concorrente do Tesla Model X) consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h.

Depois do ID.4, cujas primeiras unidades chegarão no início de 2021, está prevista a apresentação da sua variante coupé ainda no decurso do próximo ano. Em 2022, chega o sucessor da “Pão de Forma”, sob a forma de um novo membro da família de elétricos ID. Confirmados estão também o citadino ID.1 e a berlina ID.5, que terá uma derivação carrinha.

Deixe um comentário

*