Nova berlina elétrica da VW chega em 2023

Render do VW ID.6 View Gallery 6 photos

ID.6 será o quinto modelo da nova vaga de elétricos da marca de Wolfsburg e prevê até 700 km de autonomia.

De acordo com o responsável de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, o quinto modelo da nova de modelos ID (depois do hatchback ID.3, do SUV ID.4, do SUV Coupé ID.5 e da versão de produção do monovolume ID.Buzz) será uma versão de produção do Vizzion Concept. O modelo deverá chamar-se ID.6 (designação não confirmada) e tem lançamento previsto para o final do verão de 2023. Espera-se que este novo modelo, que terá dimensões exteriores aproximadas às do Passat e uma habitabilidade ao nível do antigo topo de gama Phaeton, tenha um “irmão” sob a forma de uma shooting brake. Aparentemente, a escolha do número 6 não foi ao acaso, uma vez que num dos principais mercados deste modelo, a China, é o algarismo associado ao bem-estar.

A berlina elétrica (futura concorrente, entre outros do BMW i4 e do Mercedes-Benz EQE) contará na sua versão base com um motor elétrico no eixo traseiro, sendo que haverá também versões de tração integral com dois motores (um por eixo). Esta última configuração será utilizada na versão mais “espigada” GTX que, segundo Welsch, permitirá efetuar acelerações de 0 a 100 km/h em cerca de 5,6 segundos – ao passo que as versões de tração traseira anunciarão apenas 8,5 segundos. Será possível optar entre vários tamanhos de baterias, sendo que a versão com mais autonomia, terá 84 kWh de capacidade. Welsch aponta a eficiência das baterias como uma das principais virtudes do ID.6, além de uma baixa resistência ao rolamento e aprimoramento aerodinâmico, o que contribuirá decisivamente para alcançar até 700 km de autonomia.

O ID.6 será compatível com carregamentos a 200 kW, o que possibilitará carregar o equivalente a 230 km de autonomia com um encosto de apenas 10 minutos numa tomada rápida. O ID.6 será produzido em Emden, na Alemanha, em 2023, juntamente com o ID.4 e o ID.5, e na China através de uma das joint-ventures da VW, a partir de 2024.

Deixe um comentário

*