VW Polo Harlekin está de volta

VW Polo Harlekin View Gallery 11 photos

A colorida edição especial foi mostrada na Holanda em resposta à Blue Monday, supostamente o dia mais deprimente do ano.

Em 1995 (um ano após o lançamento da terceira geração do Polo), a Volkswagen lançou a edição especial Harlekin. Contudo, em vez das mil unidades inicialmente previstas, este modelo que combina uma alegre decoração exterior, que combina de forma simétrica painéis em vermelho, verde, azul e amarelo, acabou por ter 3806 cópias. Este modelo, que dificilmente passa despercebido por onde passe, viu no ano seguinte a receita ser repetida com o Golf.

Na altura, a VW utilizou as cores para identificar áreas-chave: com o azul a indicar o motor e o chassis, o amarelo o equipamento, o vermelho os opcionais e o verde a pintura exterior – mas a aceitação geral fez com que a marca enveredasse pela produção de uma edição especial. Assim, o capot, tampa da mala, portas, para-choques e capas dos espelhos de todas as unidades surgiram com a mesma cor, e o mesmo se aplicou às portas traseiras e para-choques posteriores. Contudo, ao encomendar a edição especial, o cliente não podia escolher a cor base (essa, sim, aleatória, entre as quais possíveis) que constaria no tejadilho e saias laterais. Por dentro, a VW utilizou um revestimento especial a que chamou “Joker”, com inserções nas quatro cores utilizadas no exterior. O volante era forrado em azul e o punho da caixa tinha a decoração quadricolor. Entre o equipamento de série, destaque para o rádio Blaupunkt, airbags, cintos de segurança com pré-tensores e ABS.

Agora, combatendo o importador da Volkswagen na Holanda decidiu reeditar a iniciativa com o Polo atual, supostamente com o intuito de combater a Blue Monday – nome atribuído à terceira segunda-feira de janeiro por ser considerado pela companhia de viagens Sky Travel como o “dia mais deprimente do ano”, apoiada numa fórmula que tem em consideração as condições atmosféricas. Claro que esta teoria foi desmentida pela ciência, mas não deixa de ser interessante o reavivar uma das edições mais originais do Polo – sobretudo num dos países que nunca foram contemplados com o modelo original. A má notícia é que este novo Polo Harlekin é apenas um “one-off” e não está prevista a sua produção.

Deixe um comentário

*