Lamborghini Urus bate recorde de velocidade sobre o gelo

Lamborghini Urus View Gallery 9 photos

O SUV italiano “sprintou” por cima do Lago Baical no sul da Sibéria.

Se o deserto de sal de Bonneville Salt Flats no Utah (nos EUA) é o local normalmente escolhido para tentar bater recordes de velocidade em terra, o Lago Baical (na Rússia) é o sítio de eleição para os “sprints” no gelo. A Lamborghini viajou até ao maior e mais profundo (com 1642 metros) lago de água doce do planeta situado no sul da Sibéria para estabelecer um novo recorde de velocidade máxima no gelo com o Urus.

O registo, alegadamente homologado pela FIA e pela Federação Russa de Automobilismo, foi efetuado durante o evento “Days of Speed” organizado pela LAV entre os dias 10 e 13 de março, no qual o SUV italiano conseguiu alcançar uma velocidade máxima de 298 km/h (ainda assim, menos 4 km/h do que tinha realizado nos treinos). Ao volante esteve o experiente Andrey Leontyev (que já bateu o recorde por 18 vezes) que ainda foi capaz de uma velocidade média de 114 km/h durante os 1000 metros do percurso. O Urus superou em 18 km/h o anterior recorde obtido pelo Jeep Grand Cherokee Trackhawk em 2019.

Apesar das suas 2,2 toneladas, o Lamborghini Urus tem um motor V8 4.0 biturbo de 650 cv às 6000 rpm e 850 Nm às 2250 rpm que lhe permite anunciar 0-100 km/h em 3,6 segundos e 305 km/h de velocidade máxima em estrada.

Deixe um comentário

*