CEO da marca de Zuffenhausen acredita que o Panamera poderá coexistir com o Taycan, com diferenças estéticas evidentes.
A chegada ao mercado do Taycan em 2019 poderá ter feito a Porsche equacionar o futuro do Panamera – uma vez que ambos os modelos têm sensivelmente o mesmo tamanho e formato de carroçaria. Mas, segundo o CEO da marca alemã, a terceira geração do Panamera vai mesmo avançar – provavelmente em 2024. “Penso que podem funcionar em conjunto, porque pertencem a segmentos diferentes. O Panamera está num patamar acima do Taycan”, disse Oliver Blume. Isto significa que o próximo Panamera crescer não só em termos de tamanho, como assumir-se como um carro elétrico mais premium do que o Taycan.
Contudo, Blume ressalva que para existir um novo Panamera precisa de ser esteticamente mais diferenciado face ao Taycan. “Será o desafio para estes produtos, não só entre eles, mas também para a concorrência”, ressalva o homem-forte da Porsche. Caso se confirme o Panamera elétrico é quase certo que recorra à nova plataforma PPE desenvolvida em conjunto com a Audi e que será utilizada no Macan elétrico. Apesar disso, é previsível que o Panamera híbrido a gasolina continue a coexistir com o próximo modelo elétrico – tal como a Porsche fará com o SUV Macan. Aliás, na edição #39 da revista autoDRIVE publicamos um Duel Drive entre o Panamera 4S E-Hybrid e o Taycan 4S Performance Plus.
O Panamera atual, da geração 971, foi lançado em 2017 e alvo de um facelift há poucos meses (na imagem).
A Porsche estima que até 2030 80% das vendas globais seja de modelos eletrificados.