SUV elétrico da Smart terá base partilhada com a Volvo

SUV Smart teaser

Protótipo será mostrado em setembro. Primeiro Smart da nova era chegará no final de 2022 para concorrer com o Mini Countryman.

A nova Smart está prestes a mostrar-se sobre a forma de um protótipo de um SUV elétrico. O novo modelo (conhecido internamente pelo nome HX11), cujas primeiras teaser foram agora mostradas oficialmente, estreará em setembro no Salão de Munique (na Alemanha). Está previsto que a sua comercialização arranque no final de 2022. O novo SUV do segmento B da Smart será feito com base na nova plataforma SEA (criada pela Geely) que será partilhada com o Volvo XC20, previsto para a segunda metade de 2023.

Esta plataforma é dotada de grande flexibilidade, admitindo 800V, o que possibilita carregamentos rápidos e receber atualizações de software “over the air”. Além disso, permite encaixar entre um e três motores elétricos – o que deixa em aberto a hipótese de uma versão de topo 4×4. A bateria de iões de lítio com 70 kWh de capacidade permitirá uma autonomia a situar-se entre 430 e 500 km (NEDC). À Auto Motor und Sport, o designer responsável pelo novo SUV elétrico da Smart, Gorden Wagener, garante que pouco terá em comum com o ForTwo: “aproveitámos para reinventar a marca. Será um desenho fresco, sexy e adulto”. Para o efeito contará com vãos curtos e as baterias no piso do carro, bem como elementos como os puxadores escamoteáveis das portas, um tejadilho panorâmico de grandes dimensões e um interior espaçoso. Os comandos por voz e a chave “digital” via smartphone serão de série. Aquele que será o Smart maior de sempre terá cerca de 4 metros de comprimento, espaço para até cinco ocupantes e será um concorrente do Mini Countryman. O SUV será construído na China. Apesar de todos estes argumentos, a Smart promete que o novo SUV elétrico terá um preço “acessível”.

Depois do SUV, está previsto o lançamento do novo ForTwo em 2024. Já o ForFour não deverá ter sucessão.

 

Deixe um comentário

*