Porsche prepara concorrente do Tesla Model 3

Render do Porsche Cajun

Alemães devem utilizar a nova plataforma PPE, feita em conjunto com a Audi, para fazer um modelo abaixo dos 60 mil euros.

O Tesla Model 3 é atualmente o modelo elétrico mais vendido em todo o mundo. Mas, atenta a isso, os principais concorrentes premium estão a reagir. Depois do BMW i4 e do Polestar 2, a Audi está a perfilar-se com uma versão e-tron do novo A4. Ora, quem também parece estar nesse lote, segundo a Autocar, é a Porsche que quer utilizar a plataforma PPE, desenvolvida precisamente em conjunto com a Audi (e que será utilizada no novo Macan EV e no Q6 e-tron), para trazer a jogo uma nova berlina elétrica de acesso à gama. A principal exigência no caderno de encargos é o preço: que seja abaixo dos 60 mil euros nos principais mercados europeus, de modo a rivalizar com o Tesla Model 3 Performance que tem mais de 500 cv.

O novo modelo “zero emissões” de cinco portas (na imagem, um “render” publicado pela Autocar), que poderá receber a designação Cajun (nome que chegou a estar em cima da mesa para o Macan), tem prevista uma versão de tração traseira e outra mais potente com dois motores (um por eixo) e tração integral. Além disso, para esta segunda berlina elétrica da gama do emblema de Zuffenhausen, que se juntará na gama ao Taycan, está prevista uma variante de maior altura ao solo. Já no que diz respeito à plataforma, motores e baterias do Cajun serão partilhadas com o Macan elétrico.

Caso o projeto Cajun receba “luz verde” (algo que deverá acontecer muito brevemente), a Porsche deverá investir 600 milhões de euros em Leipzig (na Alemanha), onde o carro será produzido juntamente com o Macan EV.

Deixe um comentário

*