Dallara cria “monstro” para pista com 500 cv

Dallara Stradale EXP

EXP traz um motor 2.3 de quatro cilindros turbo da Ford, sendo capaz de 2.7 G de aceleração lateral e gerar 1249 kg de “downforce” a 290 km/h.

A Dallara apresentou os primeiros dados relativamente ao XPE, uma derivação específica para circuito do Stradale. Para o efeito, criou um chassis especialmente adaptado para pista e uma mecânica mais potente. Disponível apenas no formato “speedster”, este modelo de competição herda o chassis monocoque e a carroçaria em fibra de carbono da versão de estrada. Entre as novidades está o kit aerodinâmico próprio, que contempla um novo lábio dianteiro mais pronunciado e um aileron traseiro maior. A isso junta uns pneus “slick” e uma evolução do motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros turbo de origem Ford (o mesmo do Focus RS) posicionado debaixo do capot traseiro, que graças a conjunto de modificações operadas pela Bosch sobe de 405 cv e 500 Nm do carro estrada para 500 cv às 6000 rpm e 700 Nm às 4000 rpm. O motor utiliza uma caixa sequencial de seis velocidades para direcionar a potência para o eixo traseiro através de um de diferencial de deslizamento limitado da Quaife.

Por dentro, realce para o ambiente característico ambiente de um modelo “track only”, com os respetivos dispositivos de segurança. Apesar disso, mantem a configuração de dois lugares. Registando 890 kg na balança, o EXP anuncia uma capacidade atingir 2.7 G de aceleração lateral e uma carga aerodinâmica de 1250 kg a 290 km/h. Segundo o fabricante, o EXP é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos.

A Dallara diz que estes argumentos específicos do EXP permitiram cumprir voltas mais rápidas face a um GT3 moderno no circuito de Mugello (em Itália). O preço deste modelo de pista deverá superar os 230 mil euros.

Deixe um comentário

*