Renault 5 Turbo vai regressar este ano

Legend Automobiles Turbo3

Versão modernizada do icónico “pocket rocket” será produzida pela Legende Automobiles.

A Legende Automobiles quer ser para o Renault 5 Turbo aquilo que a Singer é para o Porsche 911. O projeto desta versão modernizada do icónico modelo francês da década de 1980 (que se notabilizou sobretudo nos ralis) conta com a participação do designer francês Alan Derosier (que trabalhou na Daihatsu, Chery e Faraday Future, entre outros), co-fundador da Legende Automobiles, que assim quer recuperar um dos carros mais marcantes da sua infância. Para já, não se sabe muito mais acerca desta empresa francesa que vai construir os carros em Los Angeles (nos EUA).

A primeira imagem deste R5 Turbo “restomod” mostra farolins em LED que se prolongam por toda a traseira e duas ponteiras de escape quadradas integradas num difusor sobredimensionado. Na frente há entradas de ar de grandes dimensões e arcos das rodas salientes. Este Turbo3 parece também ser mais largo face ao modelo que lhe serve de base. O R5 Turbo era um hatchback de três portas de tração traseira com 3664 mm de comprimento, 1760 mm de largura, 1323 mm de altura e 2427 mm de distância entre eixos. Com 980 kg era animado por um motor central 1.4 de quatro cilindros com 160 cv às 6000 rpm e 221 Nm às 3250 rpm. Anunciava 0-100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 201 km/h. Este Turbo3 deverá ser apresentado ainda este ano.

Recorde-se que a Renault quer trazer de volta o R5, embora sob a forma de um carro elétrico. A Alpine ficará encarregue de produzir uma versão mais “apimentada”, um sucessor espiritual do R5 Turbo.

Deixe um comentário

*