Alfa Romeo Tonale “apanhado” na estrada pela primeira vez

Alfa Romeo Tonale

SUV compacto “eletrificado” será mostrado no início de 2022.

A Alfa Romeo começou por apresentar o Tonale em formato concept no Salão de Genebra de 2019. Mas só agora é que o primeiro protótipo de produção, ainda bastante camuflado, foi “apanhado” em estrada. O novo SUV compacto italiano deverá ser formalmente mostrado no início do próximo ano e lançado no verão de 2022.

Visualmente, é possível perceber que o Tonale terá um design mais comedido comparado com o protótipo original, embora pareça manter a forma do tejadilho e os faróis menos afilados embora mantendo a disposição na horizontal com três luzes diurnas em LED e em forma de U e com “piscas” integrados. Mudou o formato do para-choques dianteiro, do capot, que parece ser mais arredondado, dos espelhos retrovisores e desapareceram os puxadores traseiros “escondidos” no pilar C, que passam a ter um formato mais convencional. Atrás, os farolins em LED também parecem ter aumentado de tamanho e desta vez há uma escova para limpara os vidros.

O novo SUV, que se posicionará abaixo do Stelvio, será produzido em Pomigliano d’Arco, em Itália (onde atualmente é feito o Fiat Panda), recorrendo à base Small Wide dos Jeep Compass e Renegade. Isto significa que o Tonale contará com uma versão PHEV de tração integral com caraterísticas similares às dos “irmãos” da Jeep, com um motor 1.3 de quatro cilindros em linha a operar em conjunto com um motor elétrico posicionado no eixo traseiro. É possível que escolha recaia em versões mais potentes comparativamente com as de 190 e 240 cv que estão disponíveis nos Jeep. Já a bateria de 11,4 kWh de capacidade será capaz de proporcionar uma autonomia EV até 50 km.

O Tonale, um potencial concorrente do Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X2, entre outros, esteve para ser mostrado na primeira metade deste ano, mas o processo de fusão da FCA com a PSA, formando o grupo Stellantis, obrigou a uma reformulação dos planos em relação à Alfa Romeo e a este modelo em concreto, com o novo CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato a impor uma versão híbrida plug-in mais potente e com mais autonomia face ao que estava inicialmente previsto. Aliás, o Tonale será o primeiro “eletrificado” da história da Alfa Romeo – emblema que prevê passar a oferecer uma gama exclusivamente “zero emissões” nos principais mercados mundiais em 2027. Da gama do novo SUV da Alfa Romeo, tal como sucede com o Jeep Compass, farão parte ainda outras versões apenas a gasolina, com opção de caixa manual e automática de seis velocidades.

Deixe um comentário

*