VW deve abandonar caixa manual em 2030

VW Golf GTI

Primeiro modelo equipado em exclusivo com versões caixa automática será lançado já em 2023.

Segundo a Auto Motor und Sport, a Volkswagen vai oferecer na Europa apenas versões de caixa automática no futuro. Esta decisão permitirá à marca alemã simplificar o tipo de transmissões disponíveis, além de poupar em custos de desenvolvimento numa tecnologia que vem perdendo adeptos. Segundo a Jato Dynamics, dos 5838 modelos atualmente disponíveis no mercado alemão apenas 1870 têm opção de caixa manual – 218 dos quais com cinco velocidades e 1652 com seis. No caso da VW, dos 353 modelos à venda apenas 139 têm caixa manual e 214 caixa automática (incluindo a de dupla embraiagem DSG).

O primeiro modelo exclusivamente a vir equipado com caixa automática será a próxima geração do SUV Tiguan, prevista para 2023. Seguir-se-á o novo Passat (que deverá ser aposta apenas no formato carrinha) a lançar nesse mesmo ano. A retirada gradual da caixa manual fará com que esta desapareça totalmente da VW até 2030.

Esta decisão de prescindir de opções com três pedais prende-se também com a transição para os carros 100% elétricos. No caso da VW, está previsto que a gama será “zero emissões” em 2033 no Velho Continente.

Deixe um comentário

*