Honda Civic Type R quer recuperar trono de Nürburgring

Honda Civic Type R

Prestes a ser revelado oficialmente, o novo “hot hatch” nipónico poderá recuperar o recorde da volta mais rápida à famosa pista germânica.

Poucos meses depois de mostrar o novo Civic Type R a bater o recorde da volta mais rápida ao circuito de Suzuka, no Japão, a Honda publicou um vídeo numa “hot lap” no qual dá a entender que a mesma proeza poderá vir a acontecer no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O protótipo agora “apanhado” traz jantes pretas de 20 polegadas, travões da Brembo e desta vez aparenta incluir pneus Michelin específicos para o modelo de especificação europeia.

O antecessor Civic Type R Fk8 chegou a ter a sua posse o referido recorde, referente aos modelos de tração dianteira, que foi entretanto fixado pelo Renault Mégane RS Trophy-R com um tempo de 7:40.1.

Para já, ainda não se sabe a data exata da apresentação do modelo da nova geração do mais “espigado” dos Civic, que surge nestas imagens ainda camuflado – apenas que será ainda no decorrer deste verão.

O motor do novo Civic Type R será o mesmo KC201, um 2.0 de quatro cilindros turbo, utilizado na geração anterior, embora se espere com um ligeiro incremento de potência face aos atuais 320 cv. Aliás, está prometido o Type R mais potente e com melhor performance de sempre. Este motor continuará a operar em conjunto e em exclusivo com uma caia manual de seis velocidades de punho curto.

Por dentro, espera-se um aumento de qualidade dos materiais face ao modelo anterior, mas também ao nível do sistema de infotainment. As diferenças para Civic convencional serão as bacquets, o volante revestido em Alcantara e o punho da caixa em alumínio.

Esteticamente, o novo Type R manterá as proporções do antecessor, que é na generalidade mais comprido e mais largo face aos principais concorrentes diretos. Esperam-se vias mais largas e elementos aerodinâmicos que o tornam mais agressivo, embora menos extremo quando comparado com o antecessor, embora inclua um lábio dianteiro e saias laterais mais pronunciadas, além de arcos das rodas mais salientes, uma asa traseira de grandes dimensões e três ponteiras de escape integradas no difusor traseiro.

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