VW revela o sucessor do Phaeton que nunca chegou a existir

VW Phaeton II

Protótipo funcional foi mostrado para assinalar os 20 anos do lançamento do modelo original.

Para comemorar os 20 anos do lançamento do Phaeton, a Volkswagen mostrou imagens de um protótipo que pretendia abrir caminho para um sucessor que nunca chegou a existir. O Dieselgate, a aposta na eletrificação e a necessidade de apostar numa plataforma modular MEB são as principais razões para que a marca de Wolfsburg não tenha prosseguido com estes planos de apostar numa nova geração do seu modelo de topo, que acabou por ser descontinuado em 2016.

As imagens deste exemplar funcional único do Phaeton D2 mostram um visual algo conservador, com uma grelha cromada e faróis similares aos do atual Touareg. Atrás, uma barra cromada a ligar os dois farolins remete para o Skoda Superb (modelo desenhado pelo mesmo autor, o checo Jozef Kabaň), e as ponteiras de escape são do mesmo estilo do Arteon.

O interior estilo é ao estilo de uma limusine, com lugares traseiros individuais separados por uma consola central ampla com um tablet amovível e com comandos para ajustar os bancos. A VW optou por vários elementos em couro e madeira, além de um tejadilho bipartido e um sistema de infotainment específico para os ocupantes dos lugares traseiros. O tablier é parecido com o do Touareg, com o conhecido Innovision Cockpit, com o mesmo estilo de punho da caixa, porta-copos e botões. Realce ainda para o espelho retrovisor sem moldura, tablier em couro e aplicações cromadas.

Tal como o Touareg atual, este Phaeton II deveria evoluir a partir da base MLB Evo, utilizada também no Audi A8. Apesar de não ter avançado com um novo Phaeton, a VW optou por lançar um modelo com caraterísticas similares na China chamado Phideon.

Deixe um comentário

*