Genesis é a primeira a apostar no reconhecimento facial

Face Connect chega ao Genesis GV60

GV60 é o primeiro carro a incorporar este sistema que permite abrir a viatura com a simples leitura do rosto.

Lançado em 2021, o GV60 tornou-se no primeiro modelo elétrico da Genesis, emblema de luxo do grupo Hyundai-Kia. Agora, por ocasião do novo model year, a marca sul-coreana apostou num sistema de biometria que inclui em estreia absoluta a nível mundial num modelo de produção um sistema de reconhecimento facial que funciona como chave de acesso à viatura.

Este sistema, chamado Face Connect, já está disponível no mercado norte-americano, e consiste na leitura do rosto através de um sensor, permitindo abrir a viatura. Além disso, o sistema decorará o rosto em questão, o que possibilita futuramente abrir, trancar o carro e arrancar com o motor sem necessidade de utilizar uma chave física. Existe um indicador em LED no pilar B que informa se a leitura foi feita ou não com sucesso. Por questões de segurança, o construtor assegura que nenhum dos dados biométricos recolhidos será armazenado fora do sistema do carro. Esta tecnologia não é muito diferente à que é utilizada em muitos smartphones.

Segundo a Genesis, este sistema poderá ser particularmente útil em situações de atividades ao ar livre, tais como a natação, escalada ou corrida, durante as quais a utilização de chave não é muito cómoda.

O GV60 já está disponível para encomenda nalguns países europeus, nomeadamente no Reino Unido.

Deixe um comentário

*