Audi EP4 é “restomod” elétrico de um NSU Prinz 4L

NSU Prinz 4L Restomod Audi EP4

Modelo com motor de 240 cv foi concebido para comemorar os 150 anos da fábrica de Neckarsulm.

Para celebrar o 150º aniversário da fábrica de Neckarsulm, a Audi construiu um modelo especial. Contudo, o protótipo que homenageia a fábrica onde atualmente são produzidas as berlinas A6 e A8, não tem um símbolo de quatro anéis, mas sim da NSU, que chegou a construir nestas instalações carros, bicicletas e motos – tendo inclusive sido o maior produtor de motos à escala mundial. Acontece que, após ter sido absorvida pela VW, a NSU uniu-se à Auto Union, trazendo de volta a marca Audi – o que coincidiu com o fim dos carros com símbolo da NSU em 1973. Um dos últimos NSU foi o Prinz 4, uma berlina três portas animada por um motor traseiro arrefecido a ar de 598 cc e dois cilindros capaz de debitar 30 cv. Foi precisamente um Prinz 4L construído em 1971 que a Audi elegeu para ressuscitar e modernizar nesta ocasião comemorativa.

Este modelo clássico foi convertido num desportivo elétrico pelas mãos de 12 jovens estagiários da Audi, que para o efeito utilizaram neste “restomod” um motor elétrico de 240 cv retirado do e-tron de 2020. Além disso, foi instalada uma bateria de alta voltagem do híbrido plug-in Q7 TFSIe quattro. O capot é em fibra de carbono. O piso do carro foi retirado de um A1, assim como os travões e os eixos. Já a carroçaria foi modificada e alargada, passando também a incluir um spoiler traseiro de grandes dimensões que foi aparafusado diretamente no arco de segurança. Além disso foram utilizados pneus de alto desempenho. O exterior deste projeto chamado EP4 (acrónimo de Electric Prinz 4) foi pintado na cor Suzuka Grey e Brilliant Black, com asa traseira em Signal Yellow.

Por dentro, o modelo elétrico recebeu um computador de bordo e um ecrã que serve ao mesmo tempo de instrumentação e de infotainment, mas também duas bacquets Recaro Podium e “roll-cage” em Signal Yellow.

Deixe um comentário

*