Modelo com motor de 240 cv foi concebido para comemorar os 150 anos da fábrica de Neckarsulm.
Para celebrar o 150º aniversário da fábrica de Neckarsulm, a Audi construiu um modelo especial. Contudo, o protótipo que homenageia a fábrica onde atualmente são produzidas as berlinas A6 e A8, não tem um símbolo de quatro anéis, mas sim da NSU, que chegou a construir nestas instalações carros, bicicletas e motos – tendo inclusive sido o maior produtor de motos à escala mundial. Acontece que, após ter sido absorvida pela VW, a NSU uniu-se à Auto Union, trazendo de volta a marca Audi – o que coincidiu com o fim dos carros com símbolo da NSU em 1973. Um dos últimos NSU foi o Prinz 4, uma berlina três portas animada por um motor traseiro arrefecido a ar de 598 cc e dois cilindros capaz de debitar 30 cv. Foi precisamente um Prinz 4L construído em 1971 que a Audi elegeu para ressuscitar e modernizar nesta ocasião comemorativa.
Este modelo clássico foi convertido num desportivo elétrico pelas mãos de 12 jovens estagiários da Audi, que para o efeito utilizaram neste “restomod” um motor elétrico de 240 cv retirado do e-tron de 2020. Além disso, foi instalada uma bateria de alta voltagem do híbrido plug-in Q7 TFSIe quattro. O capot é em fibra de carbono. O piso do carro foi retirado de um A1, assim como os travões e os eixos. Já a carroçaria foi modificada e alargada, passando também a incluir um spoiler traseiro de grandes dimensões que foi aparafusado diretamente no arco de segurança. Além disso foram utilizados pneus de alto desempenho. O exterior deste projeto chamado EP4 (acrónimo de Electric Prinz 4) foi pintado na cor Suzuka Grey e Brilliant Black, com asa traseira em Signal Yellow.
Por dentro, o modelo elétrico recebeu um computador de bordo e um ecrã que serve ao mesmo tempo de instrumentação e de infotainment, mas também duas bacquets Recaro Podium e “roll-cage” em Signal Yellow.