SUV Coupé eletrificado Renault Arkana chega em 2021

Renault Arkana RS Line View Gallery 20 photos

Novo modelo será maior que o Kadjar, terá uma versão híbrida 140 cv e um nível de equipamento de topo RS Line.

É provável que já tenha ouvido falar do Arkana, um SUV de formato Coupé que a Renault revelou no verão de 2018 – feito com base na plataforma antiga utilizada no Dacia Duster – destinado a mercados como a Rússia, China, América Latina e Coreia do Sul. Contudo, tal como se especulou na altura, o modelo será mesmo global (embora com uma tecnologia moderna) e tem lançamento agendado para a Europa para a primeira metade de 2021.

A gama do Arkana possui na base da gama estarão duas opções a gasolina com um 1.3 de quatro cilindros turbo TCe, inicialmente apenas numa versão de 140 cv e posteriormente uma de 160 cv – ambas associadas a uma caixa de dupla embraiagem EDC. Estes motores TCe têm também a possibilidade de estar associados a um sistema “mild hybrid”. No topo da gama estará o híbrido de 12V E-Tech. Esta versão “self charging hybrid” recorre ao mesmo sistema utilizado no Clio, que conjuga um motor 1.6 de quatro cilindros com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades sem embraiagem, para um total de 140 cv.

O novo SUV é feito com base na nova plataforma modular da aliança, a CMF-B, a mesma do Clio e do Captur. Contudo, o Arkana é bem maior, tendo 4568 mm de comprimento, 2034 mm de largura, 1571 mm de altura e com 2720 mm de distância entre eixos – o que faz dele mais comprido, mas mais baixo que o Kadjar. A bagageira oscila entre os 513 litros (nas versões mild hybrid) e os 438 litros (na versão PHEV). O Arkana possui uma altura ao solo de 190 mm.

Visualmente – com exceção do formato da traseira, onde existem farolins em LED interligados por uma tira luminosa a toda a largura do portão traseiro -, o Arkana não tem qualquer surpresa pois incorpora elementos já vistos no Mégane, Kajdar, Scénic e Clio, em especial a frente onde se destacam os faróis com tecnologia full-LED em forma de C. O Arkana vai estar disponível na versão com visual desportivo RS Line. Esta versão com selo Renault Sport inclui um tejadilho em preto, vários detalhes em vermelho, volante revestido em couro e tecido. A gama está disponível em sete cores, incluindo o Valencia Orange (específico do RS Line), e com jantes de 17 e 18 polegadas.

Por dentro, o Arkana é similar ao Clio, oferecendo a possibilidade de um painel de instrumentos de 4,2, 7 e 10,2 polegadas e um ecrã de infotainment de 7 ou 9,3 polegadas disposto na vertical. As soluções tecnológicas, dependendo das versões, incluem o sistema de carregamento sem fios para smartphone, cruise control adaptativo, travagem de emergência, aviso de saída de faixa, câmara de 360 graus, travão elétrico com função Auto Hold, sensores de estacionamento, quatro tomadas USB e teto panorâmico.

Deixe um comentário

*