Supercarro híbrido V6 biturbo Ferrari F171 estreia em abril

Render do Ferrari F171 por Andrei Avarvarii View Gallery 3 photos

Sucessor espiritual do Dino será um modelo de tração traseira com 723 cv.

A Ferrari tem atualmente apenas um modelo no seu “line-up”, mas em 2021 chegarão duas novidades “eletrificadas”. Segundo a Car Magazine, além do “SUV” Purosangue, está previsto um novo supercarro sucessor do Dino (embora muito provavelmente com outro nome… fala-se da designação 486) – sendo que ambos contribuirão para vendas combinadas acima da barreira das 15 mil unidades por ano. Em causa está um modelo híbrido com motor V6 biturbo desenvolvido pela casa de Maranello. Conhecido para já pelo nome de código F171, o novo supercarro (cujas imagens são assinadas por Andrei Avarvarii) será revelado em abril e começará a ser entregue aos clientes ainda este ano.

O sistema propulsor do novo F171 será formado por um novíssimo motor V6 3.0 biturbo – que será utilizado com diferentes níveis de potência, tanto em modelos de colocação dianteira como o Purosangue como de colocação central, como é o caso deste novo supercarro. Trata-se de uma solução mais leve, compacta e eficiente comparativamente com o motor V8 que, ainda assim, perdurará em modelos como o Roma (de colocação central) ou em híbridos com quase 1000 cv como o SF90. Espera-se ainda que possa também ser aposta um F8 híbrido de 750 cv e motor elétrico dianteiro. O novo motor V6 3.0 biturbo do F171 terá uma colocação a 120 graus e contará com o apoio do módulo híbrido sempre que for necessária mais potência. Ao contrário do que sucede com o único atualmente presente na gama, o SF90, o novo F171 não distribuirá potência nas rodas da frente. Isto significa que o novo módulo híbrido do F171 contará com apenas um motor elétrico alinhado com a cambota, permitindo uma autonomia elétrica numa escala limitada entre cerca de 24 e 32 km. Ao todo estamos a falar de um modelo com 723 cv, com 590 cv provenientes do motor térmico e 110 cv do motor elétrico.

Uma das preocupações principais da Ferrari, que ainda há poucas semanas foi “apanhada” a testar este F171 ainda bastante camuflado, é a reação dos clientes à sonoridade do novo modelo. Um vídeo comprova que estamos a falar mesmo de um modelo híbrido. O novo supercarro contará com uma estrutura em alumínio, com uma distância entre eixos mais curta do que o F8, o que ajudará a compensar o aumento do peso em virtude da inclusão do módulo híbrido.

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