Audi prestes a estrear primeiro modelo elétrico de base MEB

Audi Q4 e-tron View Gallery 11 photos

SUV de formato coupé Q4 e-tron contará com um head-up display de realidade aumentada.

A Audi vai revelar em abril a versão de produção do Q4 e-tron e já deu a conhecer alguns detalhes acerca do novo SUV. Aquele que será o primeiro modelo da marca de Ingolstadt a ser feito a partir da base modular MEB terá dimensões exteriores similares às do Q3, prometendo habitabilidade dos lugares traseiros alinhada com o Q5 (com a ajuda da ausência de túnel central) e a qualidade de construção do Q7. O Q4 elétrico, um “irmão” premium do VW ID.4 e do Skoda Enyaq, foi para já mostrado ainda camuflado. Espera-se, no entanto, que o modelo final não defira muito do protótipo de 2019.

Contudo, a marca alemã já mostrou o aspeto final do interior, onde há algumas surpresas. Entre as novidades destaque para o volante de fundo e topo planos na versão S-line, equipado com painéis hápticos. O SUV traz também diversos compartimentos de armazenamento, incluindo espaço para transportar garrafas nos apoios de braço, um suporte para transportar e carregar o smartphone por indução. O sistema de infotainment MMI vem munido de um ecrã central tátil com função háptica de série com 10,1 polegadas (ou opcional de 11,6”), similar aos modelos de topo da gama da Audi, acompanhado por comandos físicos para a climatização. Em opção, existe um head-up display com realidade aumentada, que projeta no para-brisas as direções do sistema de navegação através de setas alinhadas com o campo de visão do condutor. À frente do condutor está um painel de instrumentos digital com 10,3 polegadas. A consola central “flutuante” conta com o punho da caixa, seletor dos modos de condução e os comandos multimédia. Na bagageira há compartimento específico para arrumar os cabos de carregamento. O SUV elétrico estará disponível com revestimentos em couro ou numa mistura de imitação de couro e microfibra Dinamica (45% derivada de tecido e garrafas de plástico recicladas).

Apesar de ainda não ser conhecida a gama do SUV elétrico, estão previstas versões de tração traseira e integral, com baterias de diferentes tamanhos. O Q4 e-tron virá equipado com uma suspensão adaptativa. A autonomia anunciada deste concorrente do Volvo XC40 Recharge deverá aproximar-se dos 500 km. O novo Q4 e-tron vai começar a ser produzido no final deste ano, sendo que as primeiras entregas estão previstas para o início de 2022.

Deixe um comentário

*