Porsche vai construir motores para a Singer

Porsche 911 Reimagined by Singer

A Porsche Motorsport North America produzirá blocos de seis cilindros boxer para as recriações do 911.

A Singer Vehicle Design anunciou que a Porsche Motorsport North America vai começar a fornecer oficialmente motores para os seus icónicos “restomod” feitos com base no 911. A Porsche americana, que já colabora com equipas de competição, construirá os referidos motores com as especificações da Singer no seu centro de Los Angeles.

Apesar do “endorsement” oficial da Porsche à Singer, este não é sinónimo de que a marca de Zuffenhausen pretenda ressuscitar os motores arrefecidos a ar. Aliás, a propósito destes motores 3.8 e 4.0 de seis cilindros boxer naturalmente aspirados reconstruídos em exclusividade total para a Singer, os responsáveis deste especialista norte-americano em recriações do 911 referem que, embora haja diferenças, é difícil para os condutores sentirem a diferença quando conduzirem um motor dos seus e este novo de produção Porsche. Apesar deste negócio com a Porsche, o motor 4.0 de 500 cv capaz de atingir 9000 rpm construído para os Singer DLS desenvolvido pela Williams Advanced Engineering continuará a ser produzido no Reino Unido pela Nicholson McLaren.

Fundada por Rob Dickinson, o antigo vocalista da banda britânica de rock alternativo Catherine Wheel, a californiana Singer surgiu em 2009 e fez-se notar muito cedo com as recriações do 911 964 do início da década de 1990 – considerado por muitos entusiastas como o melhor “nine eleven” de sempre. Cada carro da Singer demora mais de 4 mil horas a fazer. O chassis e o motor originais são mantidos, mas todos os painéis exteriores em aço (com exceção das portas) são substituídos por painéis em fibra de carbono. A construção “lightweight” destes “restomod” do 911 permite que pesem apenas 900 kg. O grau de compromisso dos americanos vai ao ponto de até em tempos terem contratado como consultor o já falecido Hans Mezger, considerado o pai dos motores de seis cilindros boxer. Ao longo do tempo já houve clientes a pagar 1,5 milhões de euros por uma destas recriações. Até agora, foram produzidas apenas 75 recriações – com modelos 911 964 de formato coupé e targa produzidos entre 1989 e 1994 a servirem de base.

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