“Remake” do Jaguar XK traz design retocado e mais potência

Jaguar XK European

“Restomod” do histórico modelo britânico da década de 1950 é da autoria da Thornley Kelham.

O Jaguar XK120 é considerado um dos desportivos mais bonitos de sempre e serviu de inspiração para um novo “restomod”. O projeto deste XK European é assinado pelos britânicos da Thornley Kelham, que recentemente nos presentearam com o Lancia Aurelia “Outlaw” European CSL. O novo XK estará disponível num número limitado de unidades e os preços começam nos 664 mil euros (excluindo o carro que precisa de servir de base para a operação). Este XK European é feito a partir de um XK coupé, que é sujeito a um processo de restauro e de modificação totalmente artesanal que dura cerca de 5 mil horas.

Visualmente, este “remake” do XK conta com uma nova carroçaria numa liga leve desenhada por Paul Howse, conhecido pelo seu trabalho com os McLaren P1 e 720S, mas que se preocupou em manter traços próximos do XK120 original. Destaque para a forma aerodinâmica com uma linha de tejadilho baixa, embora com linhas mais curvas laterais inspiradas no E-Type, guelras maiores e arcos das rodas alargados. Os elementos cromados foram removidos com o objetivo de conferir a esta recriação um aspeto mais “clean”, além de terem sido incluídas novas jantes. Atrás, realce para os farolins e óculo traseiro integrados de forma proporcional na carroçaria e para a duas ponteiras de escape. O interior não foi ainda mostrado, mas será igualmente sujeito a uma reformatação completa. O tablier redesenhado é feito de alumínio da cor da carroçaria, combinado com estofos de alta qualidade em couro Connolly. Os novos bancos proporcionarão apoio adicional e a posição de condução foi melhorada. As portas passam a ter maior ângulo de abertura e o forro recebeu novas zonas de armazenamento. Entre as novidades modernas destaque para os vidros elétricos, bem como opções como o ar condicionado, direção assistida, Bluetooth e sistema de infotainment. Por fim, há uma “roll-cage” discreta para melhorar a segurança.

Debaixo do capot está uma versão modificada do motor 3.8 do XK que pode debitar 300 cv ou 340 cv, em contraste com o original que teve versões de 162 a 223 cv. As alterações efetuadas incluem injeção direta, uma cambota específica, cilindros reconstruídos e um radiador em alumínio atualizado com um sistema de arrefecimento do óleo. A potência é enviada para o eixo traseiro através de uma caixa manual de cinco velocidades reconfigurada com a ajuda de um novo diferencial antideslizamento. Entre as atualizações ao nível do chassis destaque para a nova afinação da suspensão, composta por triângulos sobrepostos à frente e com uma configuração “coilover” com amortecedores Bilstein e molas Eibach no eixo posterior (em substituição das molas de lâminas). O sistema de travagem também foi aprimorado com a inclusão de discos ventilados e pinças de quatro êmbolos nas quatro rodas.

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