VW Golf R mais potente de sempre estreia para a semana

VW Golf R

Topo de gama deverá contar com 333 cv debitados de um motor 2.0 de quatro cilindros turbo.

A Volkswagen libertou uma imagem teaser do novo Golf R que será apresentado no próximo dia 4 de novembro (quarta-feira). As encomendas abrem no dia a seguir e as primeiras unidades começarão a ser entregues no início de 2021.

O fabricante de Wolfsburg não adianta muitos dados acerca da versão de topo da oitava geração do Golf, mas vai dizendo que este R (que estará disponível no formato hatchback e carrinha Variant) será o modelo de produção em série mais potente de sempre da gama e que este será “mais potente, mais dinâmico, mais eficiente, mais integrado e mais digital face ao seu antecessor”. Do ponto de vista dinâmico, o destaque vai recair no sistema de tração às quatro rodas com vectorização de binário eixo posterior, que se junta a um diferencial dianteiro controlado eletronicamente e a um controlo adaptativo do chassis. O motor deverá ser o 2.0 TSI de quatro cilindros turbo EA888 que beneficiará nesta nova versão de um sistema arrefecido a água que redireciona os gases de escape para as cabeças dos cilindros e um comando duplo de válvulas. Informações mais recentes indicam que o débito total do novo Golf R será de 333 cv, podendo ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou de dupla embraiagem de sete relações DSG.

Este será o quinto Golf R, numa saga que começou em 2022 com o Golf R322 cujo motor 3.2 de seis cilindros tinha 241 cv. Seguiu-se o R32 em 2005 dotado de um motor V6 naturalmente aspirado com 250 cv. Em 2009, veio a era TSI com o Golf R de 270 cv. A geração anterior, lançada em 2013, tinha o mesmo 2.0 de quatro cilindros turbo a chegar aos 300 cv.

Deixe um comentário

*